Brasil

Rio: PM ocupa Morro do Andaraí para instalar Unidade de Polícia Pacificadora

postado em 11/06/2010 12:09
Rio de Janeiro - Mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) será implantada nas favelas cariocas. Na manhã de hoje (11), cerca de 80 policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil ocuparam o Morro do Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro. Não houve troca de tiros nem prisões, e até o momento nada foi apreendido na região.

A operação segue o cronograma da Secretaria de Segurança de instalar UPPs nas principais comunidades da Grande Tijuca. No total, seis áreas serão atendidas pela ocupação, com estimativa de 10 mil pessoas: Nova Divineia, João Paulo II, Juscelino Kubitschek, Jamelão, Morro Santo Agostinho e Arrelia.

De acordo com Ivan Blaz, relações públicas do Bope, os policiais sabem que vão enfrentar resistências dos moradores do Andaraí, onde há cerca de um mês um trabalhador foi morto depois que um agente confundiu uma furadeira com uma metralhadora. Com a instalação da UPP no Morro do Andaraí, o programa do governo estadual passará a contar com dez sedes e atuará em 26 comunidades, com 150 mil pessoas diretamente beneficiadas.

Policiais da Core também realizaram nesta manhã uma operação no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio. Houve confronto, dois helicópteros sobrevoaram a favela, mas não foram encontradas armas e drogas na comunidade. Não houve prisões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação