postado em 15/06/2010 14:41
Rio de Janeiro ; O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fez hoje (15) novas explosões na Rodovia Rio-Santos (BR-101), na altura do quilômetro (km) 455, em Angra dos Reis. De acordo com o engenheiro Arysson Siqueira da Silva, supervisor do Dnit em Angra, a detonação de uma pedra de cerca de 500 toneladas e 8 metros de altura, que rolou sobre uma das pistas da rodovia há duas semanas, deixou grandes pedaços de rocha no local.A via teve de ser fechada por cerca de meia hora e parte do trânsito foi desviado para o Condomínio Portogalo, vizinho da área onde houve os deslizamentos.
Segundo o supervisor do Dnit, a explosão das pedras que permaneciam na via foi cautelosa, por causa da proximidade com o condomínio residencial. No alto do morro ainda há grandes rochas com risco de deslizamento. ;Se chover muito, correm o risco de cair. Nós estamos tentando tirá-las antes que elas caiam. É um volume muito grande e eu não posso detoná-las de uma vez só. E se fizer uma grande explosão ali, há riscos que não podemos correr, como não saber a quantidade de pedra que vai cair;, explicou Siqueira.
Para evitar o interrupção do tráfego, o Dnit fez uma parceria com o Condomínio Portogalo para que os carros de passeio usem um desvio dentro do conjunto residencial.