Ana Paula Neiva, Diário de Pernambuco
postado em 15/06/2010 16:24
O corpo de Bombeiros anunciou na tarde desta terça-feira (15), o encerramento das buscas a sobreviventes do acidente no Supermercado Descontão, localizado centro do Centro Alimentar de Pernambuco, no Curado, onde duas estantes metálicas de grande porte desabaram por volta das 11h da manhã, atingindo vários clientes e deixando pelo menos sete pessoas feridas.De acordo com o Cel Almir Rocha, as buscas continuaram porque as imagens do circuito interno de câmeras instaladas no final dos corredores do estabelecimento havia registrado a presença de algumas pessoas ao lado das prateleiras que desabaram. No entanto, posteriormente foi verificado, através das imagens das câmeras instaladas na parte frontal do supermercado, que as possíveis vítimas haviam conseguido sair do Descontão no momento do acidente.
O delegado de Jardim São Paulo, Sérgio Ricardo, que está à frente das investigações solicitou ao Instituto de Criminalística, a presença de perícia no local. O laudo com a conclusão das causas do acidente só deve ficar pronto em cerca de 30 dias.
De posse das imagens do circuito interno de câmeras do Descontão, o delegado esclareceu ainda que já a partir de amanhã vai iniciar a ouvida dos envolvidos no acidente. "Inicialmente deve comparecer à delegacia, a gerência do supermercado. Depois será a vez de vítimas e funcionários", detalhou.
Alguns dos cerca de 40 clientes que estavam no local no momento do acidente apontam para duas hipóteses: excesso de peso nas prateleiras e erro humano, alegando ter visto um funcionário utilizar uma empilhadeira na seção de refrigerantes.
Nota - Em comunicado oficial emitido à imprensa, a direção do Supermercado Descontão disse que o acidente atingiu 10% da área total da loja e que "três pessoas foram imediatamente atendidas e encaminhadas a hospitais com o acompanhamento de funcionários da empresa". A empresa esclareceu também que os funcionários da loja "atuaram como colaboradores dos bombeiros no socorro e busca às pessoas no local" e que a empresa já "disponibilizou para as autoridades cópias das imagens do circuito interno de câmeras do estabelecimento". A nota encerra eslarecendo ainda que a direção do Supermercado Descontão vai colaborar no que for necessário para o esclarecimento das causas do acidente e trabalha para o restabelecimento das atividades.