Publicidade

Correio Braziliense

Segunda fase das obras de recuperação do Canal do Fundão começa amanhã


postado em 15/06/2010 18:24

As obras de recuperação ambiental do Canal do Fundão, que separa a cidade do Rio da Ilha do Fundão, entram amanhã (16) na segunda fase. A nova etapa inclui o desassoreamento do trecho do polo portuário naval do Caju, a construção de uma nova ponte ligando a ilha ao continente, a criação de áreas de manguezais e a urbanização e o saneamento da Vila Residencial da Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O novo trecho a ser desassoreado compreende a área entre os antigos estaleiros Caneco e Ishibrás. O leito será aumentado para 8 metros de profundidade e permitirá o acesso a embarcações de maior calado.

Já a nova ponte terá de 780 metros de comprimento, sendo 200 de vão livre, o que irá dispensar a necessidade de colocar pilares no leito do canal. A ausência de pilares tornará possível não interferir no fluxo da água.

A recuperação do canal foi iniciada em maio do ano passado pelo governo estadual. Está previsto o desassoreamento de 7 quilômetros de canal, com a dragagem de 2,2 milhões de metros cúbicos de sedimentos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade