Brasil

Estudantes da rede estadual do Rio vão ajudar a combater a dengue

postado em 16/06/2010 13:10
Rio de Janeiro - Alunos de 29 escolas do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense serão atendidos pela campanha Rio Contra Dengue 2010/2011. A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil visa a sensibilizar crianças sobre o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

A campanha prevê palestras e atividades lúdicas em salas de aula, assim como capacitações, treinamentos e ações de mobilização em escolas de São Gonçalo, Duque de Caxias e bairros da zonas oeste e norte e do centro do Rio de Janeiro.

Os militares do Corpo de Bombeiros vão ensinar alunos do ensino fundamental e da rede estadual a identificar e eliminar o mosquito da dengue. Pela manhã, em Rio das Pedras, zona oeste da cidade, a quarta escola beneficiada pela campanha foi visitada. As aulas são ministradas uma vez por semana, das 9h às 11h, em cada uma das unidades.

De acordo com o capitão Daniel Barcellos, bombeiro responsável pela operação, as escolas escolhidas situam-se em locais que já foram considerados foram pontos críticos de incidência dengue. Após a primeira etapa, o objetivo é ampliar a iniciativa para todas as escolas da capital.

;Pela primeira vez estamos fazendo um trabalho diretamente com crianças em unidades de ensino. A atividade irá envolver as crianças, mas esperamos que isso desperte o interesse dos pais, professores e diretores quanto à importância de agir preventivamente. É importante dar continuidade ao trabalho de prevenção que vem sendo realizado em todas as regiões do estado;, disse Barcellos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, atualmente 3 mil bombeiros atuam no controle do mosquito transmissor da doença no Rio, dos quais 2 mil apenas na capital fluminense. Cada profissional faz em média 25 visitas por dia. De julho de 2009 a junho de 2010, foram atendidos 2.684.523 imóveis.

Hospitais, escolas, estádios, postos do Departamento de Trânsito, entre outros estabelecimentos, também foram vistoriados.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação. Neste ano, a campanha será realizada de forma contínua, não apenas nos meses considerados mais críticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação