Brasil

Tristeza e revolta marcam enterro de vítimas de deslizamento

Diário de Pernambuco
postado em 19/06/2010 16:02
Tristeza e revolta marcam o sepultamento das cinco pessoas da mesma família que morreram soterradas após um deslizamento no Córrego do Sargento. O casal Mauricéia de Andrade Costa, 37 e José Ednaldo Pereira da Silva, de 28, e as filhas de Mauricéia Luana de Andrade Costa, 8, Cristiane de Andrade Costa, 12 e Maria Eduarda de Andrade Costa, 4, estavam dentro da residência deles quando a barreira atingiu o imóvel na noite da última quinta-feira (17/06).

A mãe de Mauricéia, que morava numa casa ao lado, disse que escapou por um milagre. ;Foi Deus que ajudou eu eminha outra filha, que está grávida, a sair com vida;, disse, no velório no cemitério de Casa Amarela.

Amigos e vizinhos da família morta estão revoltados com as mortes e acusam a prefeitura de descaso com a comunidade,que fica no bairro da Linha do Tiro, Zona Norte da cidade. A Coordenadoria de defesa Civil do Recife (Codecir) colocou um psicólogo à disposição da família.

Interior -
O Governador Eduardo Campos sobrevoou no início da tarde deste sábado as áreas mais castigadas pela chuva em Pernambuco, na Zona da Mata. Acompanhado dos ministros da Integração Nacional, João Santana, e das Cidades, Márcio Fortes, ele disse que Palmares é a cidade mais atingida pelas chuvas neste sábado. De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Governo, ele fez a solicitação formal de R$ 50 milhões para a realizaçaõ de obras emergenciais, reconstrução de estradas e pontes destruídas pelo temporal

O Corpo de Bombeiros transferiram seu Comando para Palmares e cem homens estão atuando na cidade. Três helicópteros auxiliam no resgate aéreo de moradores que ficaram ilhados.

;As duas pontes construídas sobre a BR-101 foram levadas pela enxurrada e vários carros estão sendo arrastados pela correnteza. Em Água Preta e Gameleira, muitas casas estão debaixo d;água", disse o governador, em nota.

O governador voltou a afirmar que o estado vai disponibilizar os recursos necessários para o atendimento à situação de emergência. Até o momento o governo liberou R$ 2,5 milhões para a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e o Corpo de Bombeiros realizarem as operações especiais de atendimento à população.

O último balanço oficial da Codecipe é de 3.900 desabrigados, 5.900 pessoas desalojadas e nove mortos no estado de Pernambuco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação