Tatiana Nascimento
postado em 20/06/2010 09:03
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), sobrevoou, na tarde de ontem, as áreas mais castigadas pelas fortes chuvas que assolaram o estado na sexta-feira, deixando milhares de desabrigados e nove mortos. Acompanhado dos ministros da Integração Nacional, João Santana, e das Cidades, Márcio Fortes, Campos disse que Palmares é a cidade mais atingida pelas tempestades.O Corpo de Bombeiros transferiu seu comando para o município, e 100 homens estão atuando na cidade. Três helicópteros auxiliam no resgate de moradores que ficaram ilhados. ;As duas pontes construídas sobre a BR-101 foram levadas pela enxurrada e vários carros estão sendo arrastados pela correnteza. Em Água Preta e Gameleira, muitas casas estão debaixo d;água;, disse o governador.
Eduardo Campos reforçou que o estado vai disponibilizar os recursos necessários para o atendimento à situação de emergência. Até o momento, o governo liberou R$ 2,5 milhões para a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e o Corpo de Bombeiros realizarem as operações especiais de atendimento à população. O último balanço da Codecipe aponta que há 3,9 mil desabrigados, 5,9 mil pessoas desalojadas e nove mortos no estado.
Atraso
Os ministros João Santana e Márcio Fortes desembarcam no Recife às 12h20 e seguiram para Palmares. Eles chegaram com mais de uma hora de atraso, devido a um nevoeiro no Rio de Janeiro que atrasou voos em todo o país, e foram recebidos pelo secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, João Bosco.
Santana explicou que foi convocado na noite de sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que já foram liberadas cestas básicas para as vítimas das chuvas. Ele também disse que discutiria com o governador os prejuízos causados pelas águas.