postado em 20/06/2010 14:05
A prefeitura do Rio de Janeiro vai colocar em prática um plano de emergência para recuperar as áreas de preservação ambiental do Parque da Catacumba e do Morro dos Cabritos, na Lagoa Rodrigues de Freitas, afetadas por um incêndio provocado por uma bucha de balão nesta madrugada.O prefeito, Eduardo Paes, disse que o município vai reflorestar a área. Na avaliação de Paes, o incêndio aitingiu uma área de cerca de quatro hectares, o equivalente a quatro vezes o estádio do Maracanã. Ele criticou o uso de balões nas festas juninas, ;uma brincadeira sem graça e que devasta a vegetação colocando em risco a vida da população que mora próxima ao local do incêndio;.
Os morros da Catacumba e dos Cabritos fazem parte de uma área de Preservação Ambiental e estão localizados em um ponto nobre da zona sul da cidade.
O incêndio, considerado de grandes proporções pelos bombeiros, deu muito trabalho para ser controlado, segundo os bo,beiros, principalmente devido aos fortes ventos que sopraram durante toda a madrugada prejudicando o trabalho dos soldados, que utilizaram helicópteros na tentativa de debelar o fogo que só foi controlado nas primeiras horas da manhã deste domingo.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, confirmou ainda durante a madrugada que o incêndio que atingiu o Parque do Cantagalo e o Morro dos Cabritos foi provocado pela queda de um balão. As declarações do comandante foram dadas com base em testemunho visual de alguns moradores, que presenciaram o momento em uma bucha de balão teria dado início ao incêndio.