postado em 22/06/2010 21:17
Em entrevista à Rádio CNM, na manhã desta terça-feira (22), prefeitos de Alagoas e Pernambuco calcularam em mais de R$ 100 milhões, os prejuízos causados pelas fortes chuvas que caíram neste fim de semana no nordeste. Além da morte de 41 pessoas - 29 de Pernambuco e 12 em Alagoas - as inundações destruíram casas, prédios públicos e ruas de vários municípios dos dois estados. ;O prejuízo aqui é superior a R$ 100 milhões. Eu tenho [no Município] uma usina de açúcar e uma fábrica de leite e não restou nada;, relata o prefeito de União dos Palmares (AL), Areski Freitas, durante a entrevista. União dos Palmares foi municípios mais afetados de Alagoas. ;Estamos precisando de comida, agasalho e colchão;, completou com o pedido de ajuda.
Alagoas
A destruição marcou a vida de milhares de pessoas em Rio Largo (AL). ;Nós temos entre desabrigados e desalojados quatro mil pessoas, dentre elas idosas, deficientes físicos. Estamos trabalhando neste momento para limpar a cidade. As pessoas ocuparam as escolas e nós antecipamos o recesso escolar. É muito preocupante. Nossa situação é desesperadora diante de tudo isso;, desabafa o prefeito Antônio de Souza.
Pernambuco
De acordo com o prefeito de Cortês (PE), José Genivaldo dos Santos, o nível da água começa a baixar, porém os problemas trazidos por ela ainda não tiveram solução. ;A cidade foi destruída. Agora vamos ajudar a limpar e a reconstruir as casas;.
Em Belo Jardim, também em Pernambuco, todas as estradas recém inauguradas terão de ser reconstruídas. ;Vai ser um custo alto para os Municípios os reparos de pavimentação. Vamos ter que fazer tudo outra vez;, lamenta.