Brasil

Polícia Federal coíbe comércio clandestino no Amapá e encontra 50kg do metal, avaliados em R$ 3 milhões

postado em 23/06/2010 08:31
Cerca de 50 quilos de ouro, no valor aproximado de R$ 3 milhões, foram apreendidos no primeiro dia da Operação Bateia, deflagrada ontem pela Polícia Federal para combater o comércio clandestino do metal no Amapá. Segundo a corporação, parte do material ilegal vem de garimpos localizados na Guiana Francesa e em áreas de preservação brasileiras, como o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque ; de responsabilidade da União. Com cerca de 38 mil km; de Floresta Amazônica, existem campos de extração de ouro escondidos na reserva ambiental, que se estende pelos estados do Amapá e do Pará.

Segundo a Polícia Federal, que investiga o esquema há um ano, o ouro é contrabandeado de diversas formas: via malote, preso ao corpo e por via fluvial. Ainda de acordo com a corporação, diversos delitos são praticados por quem extrai e comercializa ilegalmente o material, como receptação, usurpação de matéria-prima da União, falsificação de documentos, além de sonegação fiscal e crime contra a ordem tributária.

A operação de ontem previa o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Macapá, Oiapoque, Calçoene e também em São Paulo, para onde parte do produto era enviado. No entanto, a PF não divulgou se houve prisões.

A extração de ouro em áreas clandestinas, além de destruir o meio ambiente com o derrame de produtos químicos nos rios, a exemplo do mercúrio, lesa os cofres públicos na medida em que não há o recolhimento dos tributos devidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação