Brasil

Cães farejadores vão ajudar a resgatar vítimas em Pernambuco

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, garantiu na manhã desta quarta-feira que vai reconstruir todas as casas destruídas pelas enchentes no estado

postado em 23/06/2010 13:39
Cães farejadores, utilizados no Haiti após o terremoto registrado em janeiro deste ano, serão trazidos para auxiliar nas buscas às vítimas das chuvas em Pernambuco. Alguns animais já foram deslocados para Alagoas, outro estado nordestino bastante atingido pelas enchentes.

A informação foi divulgada esta manhã pelo ministro da Integração Nacional, João Santana, na Base Aérea do Recife. O presidente Lula chega a Pernambuco esta noite para visitar as áreas mais afetadas pelas cheias.

De acordo com o ministro, a prioridade agora é salvar vidas, localizar vítimas e saciar a fome e a sede das pessoas mas, paralelamente a isto, um trabalho para reerguer as cidades afetadas já está sendo feito: ; O estrago foi grande, mas concomitantemente ao socorro estamos elaborando um plano de reconstrução.; O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, garantiu na manhã desta quarta-feira que vai reconstruir todas as casas destruídas pelas enchentes no estado. De acordo com o balanço oficial mais recente, o número de residências devastadas pela enxurrada é de 10 mil, mas pode aumentar.

O ministro João Santana fez ainda um rápido balanço sobre a ajuda dada pelo Governo Federal ao estado. Segundo ele, até agora foram liberados 53 kits de saúde, cada um com 500 unidades contendo curativos, analgésicos, anti-térmicos e hipoclorito de sódio; 40 mil cestas básicas; seis mil kits de colchões, com travesseiro, lençol e fronha; dois grandes módulos de pontes (estruturas modelares que servem para ajudar na reconstrução de pontes e adutoras, sendo 60 metros vindos do Rio Grande do Sul e 40 de Natal; R$ 25 milhões liberados em tempo recorde, além da antecipação verba do programa Bolsa Família.

Na manhã desta quarta-feira, Eduardo Campos participou de mais um sobrevoo nas áreas mais afetadas pelas enchentes. A inspeção foi acompanhada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, pelo comandante do Exército, Enzo Martins Peri e pelo major brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, comandante do II Comar. O grupo esteve nas cidades de Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco e Água Preta e desceu nos municípios de Palmares e Barreiros.

Para viabilizar a reconstrução das casas, de acordo com o governador, a administração estadual está fazendo um estudo para localizar terrenos a serem desapropriados. As residências, no entanto, serão erguidas em áreas distantes dos leitos dos rios, para evitar novas tragédias. Segundo Eduardo Campos, o balanço de casas destruídas pode aumentar, já que as equipes responsáveis por esta contabilidade ainda não conseguiram chegar às áreas mais remotas das cidades afetadas.

Pernambuco tem oficialmente hoje 15 pessoas mortas, 17.808 desabrigadas e 24.552 desalojadas, de acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Mais três corpos de vítimas foram encontrados nesta terça-feira: um no município de Barreiros e outros dois em Água Preta. Um novo balanço deve ser divulgado na tarde de hoje.

Ao meio-dia, o governador comandou uma nova reunião do Gabinete de Crise, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, ele lembrou que cada município tem sua realidade:

alguns foram afetados pelas enchentes e os moradores poderão voltar às suas casas após a retirada da lama, enquanto outras cidades terão que ser reconstruídas.

Eduardo voltou a fazer um apelo pela solidariedade e a compreensão da população não apenas para fazer as doações, mas para escolher donativos possíveis de serem consumidos. Como grande parte dos desabrigados não conta com fogões ou local para cozinhar os alimentos, devem ser doados alimentos prontos como leite em pó, enlatados, biscitos, bolachas e pagua mineral, de preferência envasada em recipientes de cinco litros.

Segundo Jobim, além do Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado em Barreiros, um Hospital de Campanha do Exército vai ser montado pelo Exército do Rio de Janeiro na cidade de Palmares. Segundo ele, as Forças Armadas já enviaram 800 homens para atuar em Pernambuco e outros 300 podem ser deslocados a qualquer momento para reforçar as equipes.

O ministro acrescentou que até a próxima sexta-feira o Exército conclui a instalação de uma ponte em água Preta para restabelecer o tráfego na PE-96, que liga os municípios de Barreiros e Palmares. De acordo com o major brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (FAB) de Barreiros começou a funcionar às 7h30 de hoje, com 15 médicos e 15 enfermeiros e com capacidade para realizar 400 atendimentos por dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação