Brasil

Em apenas três dias, volume de chuvas em Alagoas e Pernambuco superou índice mensal

postado em 23/06/2010 13:40
Brasília - A forte chuva que atinge os estados de Alagoas e Pernambuco desde o dia 16 superam o volume esperado para todo o mês de junho na região. Na capital alagoana, a expectativa era que chovesse 298,3 milímetros (mm) durante todo o mês, mas até ontem (22) foram registrados de 470,2 mm. Em Recife, choveu 456,7 mm até a manhã de hoje (23), enquanto eram esperados 388,9 mm em todo o mês.

Nos município pernambucano de Surubim, o volume chegou a 216,5 mm, superior ao previsto (106 mm). Em Guaranhuns (PE), foram registrados 222,4 mm, enquanto eram esperados 39,2 mm. No município de Palmeiras dos Índios, no interior de Alagoas, choveu 257,3 mm, quase o dobro do índice médio de 132,7mm para junho. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Recife.

As chuvas mais fortes foram registradas entre os dias 16 e 18 deste mês. A tendência é que elas diminuam nos próximos dias, segundo o meteorologista Gustavo Escobar, do Centro de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). ;O tempo continua instável, mas a intensidade das precipitações diminui. Desde sexta-feira não há chuvas fortes, e pelo menos nos três próximos dias o tempo deve continuar assim em toda a região entre Sergipe e Paraíba;, afirma.

O meteorologista Wilibaldo Lopes, do Inmet, reforça: ;Até agosto podemos ter precipitações significativas, mas nada dessa magnitude;. Segundo ele, o aumento do volume de chuvas é normal nesta época do ano, com incidência maior em junho e julho. Em 2005, por exemplo, choveu 708,8 mm só em Recife. O que é atípico em 2010 é que as chuvas avançaram mais do que o esperado. ;Sempre há um aumento de umidade vinda do Oceano Atlântico e que atinge o litoral, mas neste ano o volume de nuvens foi muito grande e chegou até o Agreste;, explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação