Brasil

Governo lança teste nacional para diagnóstico de gripe suína

postado em 23/06/2010 17:59

Kit nacional para diagnóstico de gripe suína lançado hojeO Brasil tem agora um teste totalmente nacional para diagnosticar a influenza A (H1N1) ; gripe suína. O kit nacional foi lançado na tarde desta quarta-feira (23) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o ministério, o teste vai custar R$ 45, cerca de 50% mais barato do que o teste que era importado pelo Brasil. O kit também reduz pela metade o tempo de análise ; passando de oito para quatro horas.

O primeiro lote deverá ter 30 mil testes que serão usados para detectar a doença em pacientes internados com suspeita da nova gripe.

[SAIBAMAIS]Em princípio, o teste vai ser distribuído para seis laboratórios públicos que hoje fazem o diagnóstico, localizados no Distrito Federal, no Paraná, na Bahia, no Rio de Janeiro, no Pará e em São Paulo.

A meta é produzir 80 mil testes por mês - número suficiente para atender a demanda do país, segundo o ministério. O kit foi produzido em uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e institutos de biologia molecular e tecnologia do Paraná.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação