Brasil

Donativo de maior necessidade é água mineral

Rafael Dias, Diário de Pernambuco
postado em 23/06/2010 18:06
Em Barreiros, município da Mata Sul de Pernambuco, o mais prejudicado pelas chuvas que atingiram o estado, a situação ainda é bastante precária. Mesmo com toda a ajuda que chega - caminhões com donativos, hopital de campanha - não é difícil encontrar gente desesperada pela rua, sem saber onde procurar ajuda, água ou comida. Um mau cheiro forte toma conta de toda a cidade. É a consequência do acúmulo de lama e dos ratos, cobras e outros animais mortos espalhados por todos os locais.

Todas as doações que chegam pelo exército estão sedo concentradas no posto montado dentro do refeitório da Escola Agrícola de Barreiros. Os alimentos vão sendo organizados de modo que formem cestas básicas que estão sendo distribuídas nos abrigos improvisados e em pontos fixos, aos moradores cadastrados pela Companhia Pernambucana de Habitação (Cehab).

De acordo com o cabo Aloízio Cruz, um dos organizadores dos alimentos na Escola Agrícola, a principal necessidade da população é água potável."É claro que todo tipo de doação é bem vinda. Comida, roupa, tudo é necessário. Mas o que menos chega, portanto o ítem de maior necessidade é água mineral", revela, ao detalhar que uma feira já começa a ser improvisada em frente à igreja matriz.

No primeiro dia de funcionamento do hospital de campanha (HCAMP) o movimento foi tranquilo. Pela manhã, cerca de cinco atendimentos foram realizados, todos, escoriações ou cortes leves. Uma reunião entre o major Roberto Thury, coordenador do HCAMP e representantes municipais e estaduais definiu que o governo estadual vai disponibilizar transporte para que as pessoas que estejam em áreas mais remotas e não possam se locomover, sejam levadas á unidade de saúde. Quatro homens da equipe vão percorrer localidades mais distantes para identificar as principais necessidades e enviar atendimento a quem precisa de ajuda.

Lula
Nesta quinta-feira, às 9h20, o presidente Lula desembarca na Base Aérea do Recife. De lá, ele segue, junto com o governador Eduardo Campos, para sobrevoar as áreas mais atingidas pela chuva no estado, incluindo os municípios de Barreiros e Água Preta, com descida programada em Palmares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação