Brasil

OEA oferece ajuda às vítimas de enchentes e Estados Unidos prometem US$ 50 mil

postado em 23/06/2010 18:46
A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o governo dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (23) que vão ajudar as vítimas das chuvas em Alagoas e Pernambuco. O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, disse que está pronto para cooperar com o que for necessário. Já o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, informou que o país enviará US$ 50 mil em ajuda humanitária para complementar os esforços de assistência.

[SAIBAMAIS]A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e o Escritório de Assistência a Desastres no Exterior da Usaid são os responsáveis pela doação dos recursos, no caso norte-americano.

;Nossos pensamentos e orações estão com as famílias afetadas por esse desastre natural. Nossa contribuição é um ato de solidariedade com o Brasil e com o povo de Alagoas e Pernambuco, empreendida na confiança de que a força e a perseverança dos nordestinos vão superar esta tragédia;, disse o embaixador dos Estados Unidos.

Insulza enviou hoje uma correspondência ao Brasil em solidariedade às vítimas das enchentes. ;Mais uma vez, infelizmente, a fúria da natureza se voltou contra o nosso continente, e desta vez o sofrimento atingiu as regiões no Nordeste do Brasil, sob a forma de tempestades e enchentes que causaram morte e destruição;, disse ele. "Estamos prontos e preparados para prestar qualquer tipo de assistência necessária.;

Em três dias de chuvas, o volume de água em Alagoas e Pernambuco superou a média mensal. Pelo menos 44 áreas foram atingidas. Só em Pernambuco são 24.552 desalojados e 17.808 desabrigados. Em Alagoas, são 26.618 desabrigados e 4.897 desalojados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação