Para a recuperação de seis hospitais nos dois estados, serão destinados quase R$ 17 milhões. Parte dos recursos será aplicada ainda na manutenção de 233 equipes profissionais de saúde da família nas cidades atingidas - 118 em Pernambuco e 115 em Alagoas.
O ministério enviou hoje (24) 600 mil doses de vacinas, entre elas, de febre amarela, antirrábica, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), hepatite B e tríplice DTP (difteria, tétano e coqueluche). Ontem (23), teve início o envio de 16 toneladas de medicamentos, ataduras, esparadrapo e outros materiais.
A Secretaria de Saúde de Alagoas informa que já distribuiu o primeiro lote com 5 toneladas de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e anti-hipertensivos para os municípios de Branquinha, Santana do Mundaú, Murici, Quebrangulo, São José da Laje, Rio Largo e União dos Palmares.
Uma das preocupações das autoridades de saúde é o surgimento de surtos de doenças nos estados ; como hepatite e diarreias ; por causa da falta de água limpa.
Técnicos do ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vão monitorar a situação nos estados. O comitê de emergência se reúne na próxima segunda-feira (28) para uma avaliação.