Brasil

Governo do Rio inaugura mais uma unidade de coleta seletiva de óleo de cozinha

postado em 25/06/2010 16:17
O governo do estado do Rio de Janeiro instalou nesta sexta-feira (25), na Secretaria Estadual do Ambiente, na zona portuária da capital, mais um ecoponto de coleta de óleo de cozinha. O objetivo é estimular funcionários da secretaria e de órgãos públicos vizinhos a fazer o descarte da sobra de óleo usado em frituras em local apropriado e não mais em ralos ou em rios e lagoas, o que provoca poluição.

O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (PROVE) começou há três anos no Rio de Janeiro, com a participação de cooperativas. No início, segundo o gerente do programa, Eduardo Caetano, as cooperativas coletavam de 20 mil a 30 mil litros de óleo por mês. ;Agora, estamos coletando 350 mil litros por mês, o que acho pouco. Por isso, nosso objetivo é chegar a 1 milhão de litros por mês, o que não será difícil com a adesão de bares e restaurantes;;, disse Caetano.

De acordo com ele, a equipe do programa está fazendo contatos com condomínios residenciais de classe média alta da cidade para conseguir a adesão dos moradores. Quem quiser colaborar, pode ligar para o telefone (11) 2598.9242 para obter mais informações.

Para descartar o óleo de cozinha usado nos ecopontos, a pessoa deve colocá-lo em garrafas PET ; fabricadas com o polímero politereftalato de etileno - e fechá-las bem para evitar que haja derramamento durante o manuseio. O recolhimento do produto é feito pelas cooperativas, que se encarregam também de negociá-lo com as indústrias de sabão em pasta, seu destino final.

;;Atualmente trabalhamos com cerca de 30 cooperativas, que vendem o óleo para as indústrias. O programa beneficia, ao todo, mil pessoas, que têm na coleta uma fonte de geração de renda. Com isso, estamos garantindo a inserção social delas;;, assinalou Caetano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação