Diário de Pernambuco
postado em 26/06/2010 17:37
O papa Bento XVI manifestou solidariedade às vítimas das enchentes em Pernambuco. Em telegrama enviado ao bispo de Palmares, dom Genival Saraiva de França, o sumo pontífice declarou "sentidas condolêscias pelas vítimas e cordial participação na dor das suas famílias". Assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, o telegrama é endereçado a todos os nordestinos que sofreram com as chuvas.No documento, o papa invoca o conforto de Deus e a solidariedade humana para que as famílias, os feridos e as pessoas que perderam seus bens nas enchentes tenham o sofrimento atual, classificado pelo Vaticano como provação, amenizado. O cardeal Bertone ressalta ainda no telegrama que Bento XVI confiava a alma dos falecidos à misericórdia divina, enviava sua bênção apostólica como sinal de solidariedade aos que sofriam e estímulo para quem socorria as vítimas das enchentes em Pernambuco e Alagoas.
O envio do telegrama para dom Genival Saraiva de França, na última quarta-feira, tem sentido simbólico. Dos 18 municípios da Diocese de Palmares, 14 foram atingidos pelas águas. As piores situações são as de Água Preta, Barreiros, Cortês, Jaqueira e Palmares. Nesses lugares se decretou estado de calamidade pública devido à destruição de centenas de casas e de dezenas pontes e do registro do maior números de desabrigados e desalojados.
Além dos municípios em estado de calamidade pública, a diocese teve outros nove municípios incluídos em situação de emergência. São os casos de Belém de Maria, Catende, Gameleira, Joaquim Nabuco, Maraial, Ribeirão, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu. A solidariedade da cúpula da Igreja Católica também veio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade à qual dom Genival Saraiva secretaria o Nordeste 2, regional composto pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Em nota oficial, o Conselho Permanente da CNBB afirma estar acompanhando com dor e pesar as notícias sobre as enchentes e criou, em parceria com a Cáritas Brasileira, a campanha de arrecação SOS Pernambuco e Alagoas. As doações para a campanha podem ser feitas no Banco do Brasil, agência 3505-X e conta corrente 5821-1.