Diário de Pernambuco
postado em 29/06/2010 18:07
Foi sepultado, por volta das 16h, o corpo da menina Renata Bezerra de Santana, de apenas um ano e oito meses. Ela morreu soterrada ontem (28/6) depois que uma barreira deslizou na comunidade Vila Monarca, no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife (PE).O sepultamento, que estava marcado para ser realizado no Cemitério de Beberibe, acabou sendo feito no bairro de Santo Amaro. Por conta disso, apenas a mãe da criança, Grináuria Bezerra da Silva estava presente. O pai de Renata, Jaílson Barbosa de Santana, chegou com os cinco irmãos da menina, com idades entre 3 e 9 anos. As crianças ficaram feridas durante o deslizamento e foram resgatadas com a ajuda de vizinhos.
Conformada, Grináuria revelou que não era novidade o risco que barreira oferecia à comunidade. "Antes do acidente, os moradores falavam mas ninguém dava atenção. Agora estão dizendo que vão construir um muro de arrimo no lugar", disse, detalhando que não está recebendo auxílio moradia e que depois da tragédia conseguiu apenas um fogão e alguns colchões doados.
Renata Bezerra de Santana foi a 19; vítima das chuvas em Pernambuco. Ela morreu às 5h50, em casa, quando dormia com a mãe e os irmãos. "No dia eu estava acordada, mas não deu para salvá-la. Quando vi, a barreira já tinha caído", falou Grináuria. Depois do acidente, a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) demoliu uma casa e interditou outros 15 imóveis na mesma localidade, devido ao alto risco de desabamento.