postado em 01/07/2010 11:37
Rio de Janeiro - O Morro da Formiga, na Tijuca, entrou hoje (1;) para a lista de comunidades do Rio com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Esta é a nona unidade instalada em locais antes dominados pelo tráfico de drogas.A capitã Alessandra Veruska Carvalhaes, 34 anos, dois filhos, vai comandar os 90 policiais militares (PMs) responsáveis pela segurança do local. Ela é a terceira oficial mulher a liderar uma Unidade de Polícia Pacificadora. As UPPs do Dona Marta e do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo também são comandadas por mulheres.
A UPP do Formiga é a segunda na Tijuca, bairro localizado em um vale onde os morros são ocupados por dezenas de favelas historicamente tomadas por traficantes de drogas. A UPP do Borel foi a primeira do bairro, implantada no início de junho, e abrange os morros do Borel e de mais sete comunidades da região.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio, as UPPs, parte do novo modelo de segurança pública que busca a aproximação entre a população e a polícia, livraram mais de 140 mil pessoas que viviam oprimidas pela coação do tráfico e ameaçadas pelos conflitos entre os traficantes e a polícia. A meta do governo é instalar UPPs em todas as favelas do estado que estão hoje sob o domínio do tráfico armado e das milícias.