Diário de Pernambuco
postado em 01/07/2010 20:36
A rede elétrica da área urbana localizada nos municípios da Zona da Mata Sul que foram devastados pelas inundações foi restabelecida, segundo comunicado emitido pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A exceção é apenas no bairro de Pedreiras, em Palmares, cuja previsão de conclusão dos trabalhos é no próximo sábado.Agora, a prioridade é normalizar o abastecimento de energia elétrica nas áreas rurais. O prazo de conlusão dos serviços só será definido depois que técnicos da companhia sobrevoarem as localidades. Ainda assim, de acordo com a Celpe, a regularização do fornecimento em cada imóvel depende das condições de segurança das instalações elétricas internas. A religação das unidades obedece a critérios de segurança, como limpeza e secagem dos componentes elétricos das residências e estabelecimentos comerciais.
Para atender de forma mais eficaz a população, unidades de atendimento emergencial foram montadas nos municípios de Palmares, Barreiros e Catende. Nestas unidades, os moradores podem fazer solicitações de qualquer tipo, como vistoria das instalações internas e religação dos imóveis parcialmente avariados.
Cerca de 570 profissionais, alguns relocados de empresas de fornecimento de energia elétrica da Bahia e do Rio Grande do Norte, estão atuando na recosntrução da rede da Mata Sul pernambucana. Até agora, 215 postes foram implantados, 22 transformadores foram trocados, 50 quilômetros de cabos substituídos e 128 refeltores de 1000 watts foram instalados para auxiliar os voluntários, sobretudo, na limpeza noturna das ruas das cidades de Barreiros, Água Preta e Palmares. Neste caso, a Celpe se prontificou a assumir os custos da iluminação extra.
Solidariedade
Para ajudar na reconstrução das cidades, a Celpe doou rês mil colchões, além de kits de limpeza, que contêm carros-de-mão, pás, vassoura, rodo, pares de luvas e botas de borracha, entre outros materiais. A empresa cedeu veículos com tração 4X4 para facilitar o acesso de trabalhadores às áreas afetadas. Além disso, as 45 agências de atendimento de Pernambuco estão recebendo donativos da população como água mineral, alimentos não perecíveis, colchões e roupas, que serão encaminhados aos municípios atingidos.