Brasil

Escola municipal fica em primeiro lugar no índice do Ideb no Rio

postado em 06/07/2010 15:33

Rio de Janeiro ; A Escola Municipal João de Deus, localizada na Penha, bairro de classe baixa da zona norte do Rio, foi a primeira colocada entre todas as escolas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para alunos do primeiro segmento (1; ao 5; ano). A média projetada pelo Ministério da Educação junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) era de 4,6, nesse segmento, para o ano de 2009. A escola da zona norte da cidade superou a meta, alcançando a média de 7,8.

Para comemorar a posição da escola, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, visitaram a instituição de ensino na manhã desta terça-feira (6).

O prefeito atribuiu o primeiro lugar da escola no índice do Ideb à dedicação e ao envolvimento que há entre os professores, alunos e pais no cotidiano da escola, apesar de ocupar um espaço pequeno e ter poucos recursos. Ele confessou que a expectativa para o Ideb do ano passado não era boa.

;Existem muitos prédios bonitos pela cidade, onde há até mais instrumentos de ensino, que não alcançaram a média. Aqui é a prova de que, quando a diretora consegue envolver as pessoas, a coisa avança. Eu estou muito feliz, porque tínhamos uma previsão negativa para o Ideb de 2009, graças ao fim da aprovação automática. Isso mostra que a educação na cidade está avançando a passos largos;, disse Paes.

Com o fim da aprovação automática no ano passado, o índice de reprovação subiu 366%, o que contribuiu para a queda do Ideb. Segundo Cláudia Costin, o desempenho dos alunos das primeiras séries do ensino fundamental na Prova Brasil foi tão positivo que compensou a reprovação. Porém, a secretária afirmou que o mesmo não ocorreu com os estudantes do 6; ao 9; ano.

Cláudia disse ainda que é preciso fazer avanços no ensino médio, já que as escolas municipais do Rio de Janeiro alcançaram a meta de 3,6 no segundo segmento, ficando 0,3 ponto abaixo da meta esperada pelo Inep.

;Uma das medidas para melhorar a educação no segundo segmento é modernizar o ensino no ginásio e, para isso, estamos criando o Ginásio Carioca, onde serão usados mais vídeos e jogos de computadores educativos. Além disso, o objetivo é melhorar os recursos para instrumentalizar os professores;, disse a secretária.

O Ideb é medido por meio de dois fatores: taxa de reprovação e resultado da avaliação na Prova Brasil, composta por questões de matemática e língua portuguesa. O objetivo é alcançar, em todos os segmentos, a média dos países desenvolvidos (6,0) até o ano de 2021.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação