Brasil

Alagoas investiga morte por leptospirose em município atingido por enchente

postado em 06/07/2010 19:34
A Secretaria de Saúde de Alagoas investiga a morte de um rapaz, de 18 anos, por suspeita de leptospirose. Ele era de União dos Palmares, um dos municípios mais afetados pelas enchentes no estado.

De acordo com a secretaria, uma amostra de sangue do rapaz está em análise. Ele apresentava sintomas de leptospirose ; doença comum em locais atingidos por inundações. Foram registrados 27 casos suspeitos em Alagoas. A doença é contraída pelo contato com água ou lama contaminada com urina do rato.

As equipes estaduais de saúde notificaram ainda 220 casos de diarreia, 69 de problemas respiratórios e 57 picadas de cobras ou escorpião.

Os profissionais de Programa Saúde da Família e de atendimento de urgência de Murici, cidade também castigada pelas chuvas, vão visitar abrigos e locais onde estão as vítimas da chuva para prevenir doenças. Quase 2 mil pessoas estão desabrigadas no município, sendo que 740 estão em galpões.

A secretaria estadual instalou hospitais móveis nos municípios de Branquinha e Santana do Mundaú, que vão substituir os hospitais de campanha do Exército, provenientes do Rio de Janeiro. Os médicos e outros profissionais das duas novas unidades passarão por treinamento amanhã (7) e na quinta-feira (8). As equipes dos hospitais de campanha deixam Alagoas na sexta-feira (9).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação