Jornal Correio Braziliense

Brasil

Fogo destrói 10 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra

Cerca de 10 mil hectares de matas do Parque Nacional da Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, foram consumidos pelos vários focos de incêndio que, desde a quinta-feira, atingem a região. Somente terça-feira, em Delfinópolis, foram cerca de 4 mil hectares. Na Grande BH, o fogo também fez estragos no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre Nova Lima e o Barreiro, na capital.

De acordo com o chefe do Parque da Canastra, Darlan Alcântara Padua, no fim da tarde de terça-feira a situação já não era tão preocupante. ;Tivemos uma boa resposta no combate aos focos maiores e não há risco de o fogo se alastrar em direção ao chapadão, onde estão as principais nascentes, entre elas a do Rio São Francisco;, explicou.

Darlan disse que na terça-feira cerca de 30 homens, entre brigadistas e funcionários do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra), que cuida da preservação do parque, trabalharam na Serra do Cemitério. ;É um local de difícil acesso. Um helicóptero deixa as equipes no alto da serra, para que o pessoal combata as chamas com abafadores e chicotes. A mesma aeronave também é usada para jogar água nas áreas mais críticas.;

O chefe do parque conta que as regiões queimadas são predominante de vegetação rupestre, rasteira, que é rapidamente consumida. O aumento da umidade do ar na região, desde a madrugada de terça-feira, foi apontado por Darlan como fator positivo para extinção dos focos. Ele acredita que os incêndios possam ser criminosos e serão investigados pela polícia. ;É comum nesta época do ano as queimadas criminosas, principalmente dentro dos 130 mil hectares que ainda não se tornaram área de preservação.;

Segundo ele, até terça-feira não havia registro de animais mortos devido às chamas. A fauna local é rica de lobos-guarás, veados-campeiros e tamanduás-bandeira. A Serra da Canastra tem algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra.