postado em 09/07/2010 10:41
Brasília - As chuvas nos estados de Alagoas e de Pernambuco foram as responsáveis pela prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a próxima sexta-feira (16/7). O ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou hoje (9/7) que os governadores dos dois estados afetados ; Teotônio Villela e Eduardo Campos, respectivamente ; pediram que o prazo fosse adiado porque muitos alunos dessas regiões estão recuperando documentos necessários para confirmar as inscrições. Outra preocupação é a reconstrução das escolas destruídas.;Como não vai haver prejuízo ao calendário, o [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] Inep resolveu adiar por uma semana;, explicou Haddad, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.
Com isso, os alunos terão mais uma semana para se candidatar à seleção, apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 35. Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio de escolas públicas e aqueles que comprovem a impossibilidade de pagamento.
O ministro disse ainda que o MEC está trabalhando para recuperar as escolas a tempo de salvar o ano letivo. Para isso, serão usados métodos alternativos de construção, que possibilitem erguer um colégio em 60 dias. ;Já fizemos várias reuniões com empresas que trabalham com métodos alternativos de construção. Há empresas que dizem que, já definido o terreno, em 60 dias é possível ter a escola funcionando.;
O ministério pretende contratar até o final deste mês as responsáveis pelas reconstruções. Ele disse ainda que na próxima semana serão promovidas audiências públicas com as empresas interessadas em apresentar propostas alternativas.