Brasil

Moradores de comunidades pobres do Rio vão receber água potável

postado em 14/07/2010 18:26
Os moradores de 111 comunidades pobres da região metropolitana do Rio de Janeiro passarão a receber água potável fornecida pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). O projeto chamado de Água para Todos quer atingir 1,1 milhão de pessoas a começar pelas favelas com as unidades de Polícia Pacificadora.

A Cedae prevê investimentos de R$ 80 milhões numa nova rede de 300 quilômetros de tubulações, reservatórios automatizados e substituição de elevatórias (bombas que levam a água até o alto dos morros). Desde março, já foram iniciadas 46 frentes de trabalho e, até o fim de 2011, 65 comunidades beneficiadas.

Segundo o arquiteto Roberto Pereira, um dos responsáveis pelo projeto, além das obras de engenharia, haverá um trabalho de cadastramento das residências em parceria com associações de moradores e assistentes sociais conscientizarão os moradores sobre o uso responsável da água. ;O programa faz a melhoria na comunidade, regulariza o sistema de abastecimento, distribui a água, faz um cadastro, coloca uma identificação nas casas e a partir disso são emitidas as contas;, disse.

O fornecimento de água será subsidiado pela empresa, que estipulou uma cobrança mensal para as famílias cadastradas no valor de R$ 15,79, referente a uma ;tarifa social;, que poderá ser paga numa agência bancária. A aferição do consumo será feita por um medidor geral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação