Brasil

Frente fria e instabilidade provocam chuva forte e geada no RS

Foram registrados novos recordes de temperatura mínima na fronteira com o Uruguai

postado em 16/07/2010 09:45
Foram registrados hoje novos recordes de temperatura mínima na fronteira com o Uruguai. Também há registro de geada nessa região, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Bagé teve a temperatura mais baixa do ano para o município. Fez -2,6;C nesta madrugada. A menor temperatura havia sido registrada em 14 de julho, quando fez -0,8;C, o que corresponde a uma variação de 1,4;C. Em Dom Pedrito fez -0,1;C, -1;C em Livramento e -0,2;C em Quaraí.

A combinação de umidade com temperaturas baixas formam a condição propícia para a ocorrência de neve. Durante a madrugada e até mesmo nas primeiras horas do dia pode nevar em alguns municípios da região do Campos de Cima da Serra Geral, entre eles, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, São Joaquim. No restante do Estado, as mínimas variam entre -1;C e 3;C.

Nesta sexta-feira a instabilidade se espalha. Até o fim do dia deve chover de forma irregular no Norte, Noroeste e Nordeste gaúcho. No Oeste, Centro e Sul do Estado, a massa de ar polar mantém o tempo firme e gelado. Nestas regiões, a sensação de frio permanece. As máximas continuam abaixo dos 15;C à tarde. Em Porto Alegre, o dia será de sol entre nuvens e a máxima não ultrapassa os 15;C.

No sábado, o risco de temporal aumenta assim como o de queda de granizo, principalmente na fronteira com a Argentina, Missões e norte gaúcho, podendo ocasionar destelhamentos. Além disso, o volume de chuva pode alcançar quase 50 mm no Extremo Noroeste, que corresponde a 37% da média mensal. As nuvens diminui um pouco a intensidade do frio da madrugada. As mínimas, em geral, ficam entre 6;C e 11;C. A exceção será a fronteira com o Uruguai, onde os termômetros marcam mínimas próximas de 0;C e poderá ocorrer formação de geada. Em Porto Alegre, pode chover a qualquer momento do dia. A mínima não passa dos 10;C e máxima dos 17;C.

No domingo, ainda há risco de temporal. Além de chuva forte, as rajadas de vento podem alcançar 90 km/h no Centro, Leste e Sul do Estado. No Oeste gaúcho, os acumulados podem superar os 60 mm em 24h. O tempo fechado reduz a intensidade do frio da madrugada. As mínimas no Estado variam entre 9;C e 13;C. Em Porto Alegre há risco chuva e vento forte ao longo do dia. A mínima fica em torno dos 13;C e máxima não ultrapassa os 18;C.

Na segunda-feira, as chuvas concentram-se e o acumulado varia entre 70mm e 100mm no oeste e no norte gaúcho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação