Brasil

Recife celebra sua padroeira

Festa de Nossa Senhora do Carmo chega à 314ª edição. Procissão sai às 16h30

Diário de Pernambuco
postado em 16/07/2010 10:02
Três séculos de fé e história. A festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, está na sua 314; edição e traz neste ano o tema Maria, mãe e modelo da Igreja em missão. A programação, iniciada no último dia seis, tem o seu ponto alto hoje com a procissão em homenagem à santa. O cortejo está previsto para sair às 16h30 da Praça do Carmo. Antes da procissão, haverá uma missa campal presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Este ano a festa ressalta que a mãe missionária convida a Igreja a ir ao encontro dos que sofrem. Não por acaso, faz uma homenagem à médica Zilda Arns, uma das vítimas do terremoto no Haiti, que criou a Pastoral da Criança. A devoção à santa lota cada canto da Igreja do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Lá dentro, a emoção dos fiéis é vista nos gestos, nos olhares,nas palavras que saem para agradecer e pedir.

Foi para agradecer que a aposentada Cleuza Alves, 55 anos, foi ontem à igreja. Acostumada a ser agraciada pela santa, ela maisuma vez foi se ajoelhar aos pés da padroeira do Recife. "Pedi muito para meu genro passar em uma prova. O pingo da vela caiu em cima do pedido. Era um sinal. Todos diziam que ele não conseguiria e ele conseguiu.A santa ajudou", afirmou.

A aposentada Marlene Maria de Lima, 66, é devota de Nossa Senhora, seja do Carmo, da Conceição ou da Penha. "Participo de todas as festas religiosas.Tenho muito fé em Nossa Senhora. É a mãe de todas as mães", disse. As celebrações ontem tiveram início às 7h com missa a cada hora. Hoje, último dia da festa, as celebrações vão das 5h até as 12h. Haverá também atendimento para confissões. O frade Paulo Fernando de Moura, reitor da Basílica do Carmo, irá presidir as celebrações às 8h e às 10h.As missas vão ser acompanhadas pelo coral Vozes de Maria. Mas é a missa das 15h30, que será presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido, a mais esperada. Em seguida, acontece a procissão. O cortejo sai da Avenida Nossa Senhora do Carmo, passa pela Avenida Martins de Barros, segue pela Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Dantas Barreto e retorna ao Pátio do Carmo. Após a procissão haverá uma liturgia de encerramento da festa com a palavra final do arcebispo.

Durante os dez dias de celebrações, os fiéis puderam participar de missas e novenas. As homenagens à santa padroeira do Recife totalizam 50 missas, sete novenas e mais de 30 atrações culturais, com shows de Elba Ramalho, frei Damião e padre Reginaldo Manzotti. A Ordem Carmelita calcula que cerca de 800 mil pessoas participaram do evento durante os dez dias.

Trânsito - Para quem vai de carro hoje para a Igreja do Carmo é bom lembrar que a pista oeste está interditada. A via foi usada para a montagem das estruturas da festa. O trecho interditado fica entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Rua Tobias Barreto. Dessa forma, os ônibus passaram a circular pela pista leste do corredor e os carros são obrigados a entrar pela Nossa Senhora do Carmo. Também foram desativadas as vagas de estacionamento de Zona Azul e os pontos de táxi localizados na Avenida Dantas Barreto, entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Rua São João. As mudanças no trânsito permanecerão até o próximo domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação