Brasil

Meteorologia alerta para fim de semana de frio e chuva forte no Estado

Moradores relataram ter visto neve em localidades gaúchas nesta sexta-feira

postado em 16/07/2010 14:51
A onda de frio que atinge o Estado desde terça-feira deve se manter durante os próximos dias. A partir da tarde desta sexta-feira, as baixas temperaturas ganham a companhia da chuva, que pode ser forte no fim de semana. Já chove em pontos isolados da Serra e do Norte.

Durante a madrugada, moradores de São José dos Ausentes, Bom Jesus e Canela relataram que nevou nas localidades. A informação não é confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Rotina de frio

A sexta-feira registrou novos recordes de temperatura mínima na fronteira com o Uruguai. Bagé teve a temperatura mais baixa do ano para o município: -2,6;C. A menor temperatura havia sido registrada em 14 de julho, quando fez -0,8;C. Em Dom Pedrito fez -0,1;C, -1;C em Livramento e -0,2;C em Quaraí.

No sábado, o risco de temporal aumenta assim como o de queda de granizo, principalmente na fronteira com a Argentina, Missões e norte gaúcho. Além disso, o volume de chuva pode alcançar quase 50 mm no Extremo Noroeste, que corresponde a 37% da média mensal. Em Porto Alegre, pode chover a qualquer momento do dia. A mínima não passa dos 10;C e máxima dos 17;C.

No domingo, ainda há risco de temporal. Além de chuva forte, as rajadas de vento podem alcançar 90 km/h no Centro, Leste e Sul do Estado. No oeste gaúcho, os acumulados podem superar os 60 mm em 24h. Em Porto Alegre há risco chuva e vento forte ao longo do dia. A mínima fica em torno dos 13;C e a máxima não ultrapassa os 18;C

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação