Brasil

Pescadores encontram tartaruga gigante em Rio Grande

Animal de espécie em extinção entrou na Lagoa dos Patos e acabou ficando encalhado na areia

postado em 16/07/2010 19:58
Uma tartaruga-de-couro gigante foi encontrada no início da tarde desta sexta-feira (16/7) na Praia Lagunar, próxima à localidade de Vila São Miguel, em Rio Grande, no sul de Rio Grande do Sul.

O animal entrou na Lagoa dos Patos e acabou ficando encalhado na areia até que foi encontrado e resgatado por pescadores. Foram necessários 10 homens para carregá-lo até o barco. A tartaruga pesa 180kg e mede 1,30m.

Os pescadores avisaram a Polícia Ambiental e o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram) do Museu Oceanográfico da Universidade do Rio Grande (Furg) e conduziram a tartaruga até o píer do museu. Lá ela foi pesada e foram coletadas amostras de sangue. Após a constatação de que o animal estava em boas condições de saúde, os profissionais do Cram conduziram a tartaruga de lancha até alto mar para devolvê-la ao meio ambiente.

As tartarugas da espécie couro vivem no oceano e estão ameaçadas de extinção. Na fase adulta elas podem chegar a pesar 900 kg e a medir 1,90m.

Além da tartaruga ainda foram encontrados dois pinguins e um lobo-marinho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação