Brasil

Valorização do trabalho não remunerado da mulher é principal ponto do Consenso de Brasília

postado em 16/07/2010 20:45
Conquista de autonomia econômica e de igualdade na esfera do trabalho, fortalecimento da cidadania feminina, ampliação da participação das mulheres nos processos decisórios e nas esferas de poder e, ainda, o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.

Essas foram as diretrizes apontadas como fundamentais para a melhoria da vida das mulheres, na 11; Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe. O principal ponto destacado foi a valorização do trabalho não remunerado.

O evento, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), terminou hoje (16), com a aprovação do Consenso de Brasília, documento que traz as diretrizes em debate desde terça-feira (13).

As propostas foram aprovadas pelas 53 delegações dos países participantes. A secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, destacou como ponto principal do consenso a questão do trabalho não remunerado. ;O Consenso de Brasília tem a plena consciência de reconhecer o trabalho não remunerado como um trabalho [como outro qualquer];, afirmou.


Segundo o documento, devem ser adotadas todas as medidas necessárias para avançar na valorização social e no reconhecimento do valor econômico do trabalho não remunerado realizado pelas mulheres na esfera doméstica e do cuidado.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, disse que o reconhecimento do trabalho não remunerado é fundamental para a garantia de direitos das mulheres que desempenham essa função. ;É preciso que a sociedade como um todo e o Estado reconheçam que o trabalho desenvolvido quase que exclusivamente pelas mulheres contém uma contribuição econômica e isso deve ser devolvido às mulheres;, afirmou.

A próxima Conferência sobre as Mulheres da América Latina e do Caribe está programada para 2013 e será sediada na República Dominicana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação