postado em 18/07/2010 16:22
O Projeto Rondon deu início a Operação Mamoré, ação que será realizada em 16 municípios de Rondônia localizados ao longo da BR-364. O projeto vai mobilizar 320 professores e alunos em diversas ações no Estado. As atividades se estenderão até o próximo dia 1;. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou, ontem (17/07), da abertura do evento na capital do estado, Porto Velho.O Ministério da Defesa coordena o projeto em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e outros sete ministérios. O projeto conta com a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, ampliando o bem-estar de comunidades carentes de todo o Brasil
Durante as duas semanas em que permanecerão no estado, os rondonistas realizarão, entre outras atividades, palestras, oficinas, workshops e dinâmicas nas áreas de saúde, esporte, educação, gestão pública, gestão de projetos e sustentabilidade. Os municípios a serem visitados, em sua maioria, enfrentam sérios problemas nas áreas de assistência à saúde, proteção ambiental, saneamento básico, educação e planejamento urbano.
O Projeto Rondon mobilizou, neste mês, um total de 1,2 mil pessoas em três estados: além de Rondônia, estão recebendo universitários do projeto 44 municípios de Pernambuco e do Maranhão. Além dos alunos, há também professores que participam das atividades.
Em Pernambuco, eles desenvolvem a Operação Rei do Baião, desde o último dia 9. Instalados inicialmente no 72; Batalhão de Infantaria Motorizada, unidade militar sediada em Petrolina (PE), que vem assegurando alimentação, alojamento e apoio logístico aos integrantes do projeto, os rondonistas estão agora no estremo oeste do estado, onde permanecem até o dia 25.
Já no Maranhão, eles desenvolvem a Operação Catirina, que abrange 22 municípios da região centro-norte do Maranhão, até o dia 26.