postado em 19/07/2010 10:09
Na segunda-feira, um ciclone extratropical dá origem a uma frente fria que faz o dia começar com chuva e tempo encoberto no território gaúcho. Durante a tarde, a chuva deve diminuir e uma massa de ar polar, vinda da Argentina, pode ocasionar quedas bruscas de temperatura à noite.Em Porto Alegre, chove na maior parte do dia. A temperatura chega aos 17;C no começo da tarde e o frio aumenta durante a noite, quando a temperatura deve cair para 9;C.
No litoral, ventos fortes ocasionados pelo ciclone extratropical deixam o mar agitado e geram ondas em torno de dois metros de altura.
Os maiores volumes de chuva são esperados para o leste e norte do Estado e os acumulados ficam em torno de 40 mm até o fim do dia. Ainda há possibilidade de ventos fortes, com rajadas em torno de 70 km/h.
Os acumulados altos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul mantêm alto o potencial para transtornos, como transbordamento de rios e deslizamentos de terra.
Na terça-feira, chuva dará trégua aos gaúchos
Na terça-feira, a frente fria se afasta para o oceano e a chuva, finalmente, dará uma trégua aos gaúchos. A presença de uma massa de ar polar deixa o tempo firme e o sol aparece, mas as temperaturas permanecem baixas e com sensação de frio.
Na região serra gaúcha, as mínimas giram em torno de 0;C. Para a metade e oeste do Estado, são previstas mínimas em torno de 3;C.
Em Porto Alegre, a madrugada será fria, com mínima de 6;C. Durante a tarde, o sol aparece e a temperatura pode chegar aos 16;C.
Outra frente fria chega ao Estado na quarta-feira e deve provocar temporais. Há previsão de chuva generalizada com volume de 40 a 60 mm que podem provocar enchentes. Na Capital, a previsão é de tempo chuvoso.