Brasil

Reunião entre prefeitura e Defesa Civil define ações para reconstrução de Canela (RS)

Município teve sete bairros atingidos, pelo menos 150 casas destruídas e 80 postes de energia elétrica tombados

postado em 22/07/2010 10:12
O clima de tristeza e desolação em Canela devido à destruição causada pelo possível tornado que atingiu a Serra dá lugar às estratégias para reconstrução da cidade. Na manhã desta quinta-feira, uma reunião entre o prefeito Constatino Orsolin, secretários, bombeiros e Defesa Civil define ações para a reconstrução do município.

Informações preliminares da Defesa Civil dão conta de que o município teve sete bairros atingidos, pelo menos 150 casas destruídas e 80 postes de energia elétrica tombados na ação do vento que chegou a 124km/h na noite de ontem.

Segundo um levantamento, 11 pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no Hospital de Caridade de Canela. Todas foram liberadas. Outras 10 estão desabrigadas e passaram a noite em um CTG local. Ainda não há um número exato de desalojados, que estão em casas de parentes.

As instabilidades avançam mais para o Norte, mantendo chuvas fortes que podem chegar a 60mm, ainda com possibilidade de temporais com ventos fortes no início do dia. A entrada de uma massa de ar polar faz com que as temperaturas diminuam, e a mínima fica entre 1;C e 3;C na fronteira com o Uruguai.

O ciclone extratropical se afasta para o oceano. No Sul, a chuva diminui e teremos períodos de melhorias, com aparecimento do sol. Porém, as máximas não passam dos 11;C. Em Porto Alegre, a condição de chuva continua nesta quinta-feira ; a temperatura deve girar a 14;C pela manhã e 11;C à tarde.

Fúria na Serra

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade de Canela registrou vento de 124km/h entre 20h e 21h de quarta-feira. Segundo a Somar Meteorologia, a mesma estação de Canela registrou a maior precipitação do país entre 21h e 4h: pouco mais de 45mm ; quase 30% da média de julho.

Meteorologistas ainda não têm certeza de qual fenômeno atingiu Canela. Mas já sabem que os estragos são resultado do encontro de um frente fria que subia a Serra com uma massa de ar quente proveniente da Amazônia, o conhecido vento norte.

A meteorologista Estael Sias acredita que a cidade possa ter sido atingida por um tornado ou ainda por uma microexplosão.

; Em apenas 1% dos temporais aqui no Estado ocorrem tornados. E geralmente duram poucos segundos, até um minuto. A microexplosão é mais comum e pode durar alguns minutos ; explicou Estael.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação