postado em 22/07/2010 11:54
Prefeitura irá alugar casas para alojar os sem residência e formou força-tarefa para fazer a cidade voltar ao normalSete bairros atingidos e 40 famílias desabrigadas. Este é o primeiro levantamento oficial divulgado pela prefeitura de Canela após o possível tornado que atingiu a região na noite de quarta-feira. A prefeitura irá alugar casas para alojar os sem residência e formou força-tarefa para fazer cidade voltar ao normal.
Uma reunião na manhã de hoje apontou que os principais problemas estão nos bairros Santa Marta, Sao José, Quinta da Serra, Santa Terezinha, Vila Maggi, Vila do Cedro e Leodoro Azevedo. Uma força-tarefa foi criada para fazer a cidade voltar ao normal. Ao todo, 3 mil pessoas estão sem luz no município.
Segundo o prefeito Constatino Orsolin, por volta das 14h serão dadas novas informações sobre a situação de Canela. A prefeitura distribuirá colchões, material de construção e alimentos para os desabrigados. O trânsito na cidade está fluindo. As ruas estão sendo desobstruídas e as estradas para a região estão liberadas.
Previsão do tempo
As instabilidades avançam mais para o Norte, mantendo chuvas fortes que podem chegar a 60mm, ainda com possibilidade de temporais com ventos fortes no início do dia. A entrada de uma massa de ar polar faz com que as temperaturas diminuam, e a mínima fica entre 1;C e 3;C na fronteira com o Uruguai.
O ciclone extratropical se afasta para o oceano. No Sul, a chuva diminui e teremos períodos de melhorias, com aparecimento do sol. Porém, as máximas não passam dos 11;C. Em Porto Alegre, a condição de chuva continua nesta quinta-feira ; a temperatura deve girar a 14;C pela manhã e 11;C à tarde.
A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade de Canela registrou vento de 124km/h entre 20h e 21h de quarta-feira. Segundo a Somar Meteorologia, a mesma estação de Canela registrou a maior precipitação do país entre 21h e 4h: pouco mais de 45mm ; quase 30% da média de julho.
Meteorologistas ainda não têm certeza de qual fenômeno atingiu Canela. Mas já sabem que os estragos são resultado do encontro de um frente fria que subia a Serra com uma massa de ar quente proveniente da Amazônia, o conhecido vento norte.
Três hipóteses para a causa dos estragos
A meteorologista Estael Sias acredita que a cidade possa ter sido atingida por um tornado ou ainda por uma microexplosão.
; Em apenas 1% dos temporais aqui no Estado ocorrem tornados. E geralmente duram poucos segundos, até um minuto. A microexplosão é mais comum e pode durar alguns minutos ; explicou Estael.