Brasil

Desastre em Canela deve ficar entre os cinco maiores do Estado, afirma Defesa Civil

Relatório da situação de emergência no município será enviado ao governo estadual na noite de hoje

postado em 23/07/2010 11:05
Técnicos da Defesa Civil, engenheiros e arquitetos finalizam durante esta sexta-feira o relatório da situação de emergência em Canela no desastre que deve figurar entre os cinco maiores da história do Estado. O critério foi usado pelo major Aurivan Chiocheta, subchefe da Defesa Civil estadual que está na Serra gaúcha para auxiliar a cidade atingida por um tornado na última quarta-feira.

; Com certeza ficará entre os cinco maiores do Estado, até porque foi um tornado ; aponta Chiocheta.

Segundo o major, técnicos da UFRGS devem chegar a Canela ainda hoje para fazer uma análise mais detalhada da situação. Eles se juntam aos profissionais que já trabalham no município desde a madrugada de quinta-feira. Materiais como telhas, agasalhos, alimentos e colchões já estão sendo distribuídos às famílias atingidas.

; Vamos fechar os dados não somente de danos materiais, mas de ambientais, sociais e econômicos ; resumiu o subchefe da Defesa Civil.

Chiocheta enfatizou que em um prazo de quatro a oito meses tudo deve ser recuperado. Será necessária muita vontade política dos governos federal e estadual.

; Como dizem lá no Nordeste: "a dimensão da bagaceira é muito grande" ; finalizou.

Pelo menos 488 casas foram atingidas pelo vento de até 124 km/h em Canela, conforme levantamento parcial dos estragos realizado pela Defesa Civil. São 407 residências danificadas e 81 destruídas em sete bairros do município: São José, Quinta da Serra, Santa Terezinha, Vila Maggi, Vila do Cedro, Santa Marta e Leodoro de Azevedo.

Novo ciclone põe Estado em alerta
Um novo ciclone atuará no Rio Grande do Sul trazendo novamente chuva a todo o Estado no final de semana. No sábado, a chuva fica mais intensa no Sul e o acumulado pode chegar a 35mm. Por conta do vento norte, a temperatura mínima sobe, porém a tarde permanece fria.

Já no domingo, a chuva intensifica na região Oeste. As rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h. Os modelos meteorológicos mostram que os ventos mais intensos atingem as regiões central, oeste e sul. Na Serra, a força deve ser menos intensa. Ventos que sopram de norte e a nebulosidade fazem com que a temperatura mínima não caia muito no oeste e norte e fazem com que a tarde fique mais abafada.

Saiba como ajudar

A prefeitura de Gramado se juntou a Canela para oferecer mais recursos para a reconstrução. As duas cidades estão recebendo doações principalmente de cobertores e colchões, além de materiais de construção, que estão em falta na cidade, após o tornado que varreu a região na última quarta-feira.

Os endereços:

Canela: CTG Querência, Rua Visconde de Mauá, 301, (54) 3278-0219 e (54) 8128-0946

Gramado: Sede da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Rua Getúlio Vargas, 484, bairro Piratini, (54) 3286-4349

Contas para doações

Prefeitura Municipal de Canela ; Defesa Civil

Banrisul: agência 0555, conta corrente 04 100100 05

Caixa Econômica Federal: agência 0692, operação 0 06, conta 00000054-2

Banco do Brasil: 0698-X, conta 2010-9

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação