postado em 23/07/2010 11:05
Técnicos da Defesa Civil, engenheiros e arquitetos finalizam durante esta sexta-feira o relatório da situação de emergência em Canela no desastre que deve figurar entre os cinco maiores da história do Estado. O critério foi usado pelo major Aurivan Chiocheta, subchefe da Defesa Civil estadual que está na Serra gaúcha para auxiliar a cidade atingida por um tornado na última quarta-feira.; Com certeza ficará entre os cinco maiores do Estado, até porque foi um tornado ; aponta Chiocheta.
Segundo o major, técnicos da UFRGS devem chegar a Canela ainda hoje para fazer uma análise mais detalhada da situação. Eles se juntam aos profissionais que já trabalham no município desde a madrugada de quinta-feira. Materiais como telhas, agasalhos, alimentos e colchões já estão sendo distribuídos às famílias atingidas.
; Vamos fechar os dados não somente de danos materiais, mas de ambientais, sociais e econômicos ; resumiu o subchefe da Defesa Civil.
Chiocheta enfatizou que em um prazo de quatro a oito meses tudo deve ser recuperado. Será necessária muita vontade política dos governos federal e estadual.
; Como dizem lá no Nordeste: "a dimensão da bagaceira é muito grande" ; finalizou.
Pelo menos 488 casas foram atingidas pelo vento de até 124 km/h em Canela, conforme levantamento parcial dos estragos realizado pela Defesa Civil. São 407 residências danificadas e 81 destruídas em sete bairros do município: São José, Quinta da Serra, Santa Terezinha, Vila Maggi, Vila do Cedro, Santa Marta e Leodoro de Azevedo.
Novo ciclone põe Estado em alerta
Um novo ciclone atuará no Rio Grande do Sul trazendo novamente chuva a todo o Estado no final de semana. No sábado, a chuva fica mais intensa no Sul e o acumulado pode chegar a 35mm. Por conta do vento norte, a temperatura mínima sobe, porém a tarde permanece fria.
Já no domingo, a chuva intensifica na região Oeste. As rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h. Os modelos meteorológicos mostram que os ventos mais intensos atingem as regiões central, oeste e sul. Na Serra, a força deve ser menos intensa. Ventos que sopram de norte e a nebulosidade fazem com que a temperatura mínima não caia muito no oeste e norte e fazem com que a tarde fique mais abafada.
Saiba como ajudar
A prefeitura de Gramado se juntou a Canela para oferecer mais recursos para a reconstrução. As duas cidades estão recebendo doações principalmente de cobertores e colchões, além de materiais de construção, que estão em falta na cidade, após o tornado que varreu a região na última quarta-feira.
Os endereços:
Canela: CTG Querência, Rua Visconde de Mauá, 301, (54) 3278-0219 e (54) 8128-0946
Gramado: Sede da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Rua Getúlio Vargas, 484, bairro Piratini, (54) 3286-4349
Contas para doações
Prefeitura Municipal de Canela ; Defesa Civil
Banrisul: agência 0555, conta corrente 04 100100 05
Caixa Econômica Federal: agência 0692, operação 0 06, conta 00000054-2
Banco do Brasil: 0698-X, conta 2010-9