Brasil

Três municípios gaúchos já decretaram situação de emergência

Além de Canela, cidades de Ibiaçá e Nonoai enviaram seus decretos à Defesa Civil

postado em 23/07/2010 18:17
Três municípios gaúchos já decretaram situação de emergência devido aos estragos provocados pelo vendaval que atingiu o Rio Grande do Sul. Além de Canela, as cidades de Ibiaçá e Nonoai, que ficam no Norte, enviaram seus decretos à Defesa Civil. O município de Imigrante, no Vale do Taquari, já encaminhou uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) mas ainda não decretou situação de emergência.

Em Nonoai, 25 casas foram danificadas pelos fortes ventos. Também foram registrados danos em estradas, bueiros, pontes e nos sistemas de energia elétrica e transporte. Em Ibiaçá, 24 residências foram afetadas.

Segundo a Defesa Civil, os municípios que enviam a Nopred têm um prazo de cinco dias para decretar situação de emergência. O decreto facilita a liberação de verbas para reconstrução da infraestrutura danificada.

Nesta sexta, a governadora Yeda Crusius visitou alguns bairros de Canela, o município mais afetado pelo vendaval. Ela conversou com alguns moradores e prometeu ajuda para as vítimas do desastre.

Prefeito faz apelo a turistas

Mais cedo, o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, afirmou que o município conta com a renda gerada pelo turismo para reconstruir as áreas atingidas.

Canela tem 60% da economia baseada na atividade turística e 50% dos empregos gerados pelo setor. Segundo Orsolin, as principais atrações não foram afetadas pelo desastre e ele pede que os turistas continuem visitando a cidade.

"Se você quer ajudar bastante Canela, venha até Canela", disse o prefeito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação