Diário de Pernambuco
postado em 29/07/2010 08:40
O Recife já é o município líder em notificações de dengue no estado. A capital, que estava em segundo lugar geral até o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), agora ocupa o topo do ranking, com 5.896 casos notificados. Oitocentos e cinco a mais que o registrado no início do mês, de acordo com dados do governo anunciados ontem.Dona de casa Marlyni Souza não sabia que em cima dos prédios pode existir focos da doença. Foto: Mirella Marques/DP/D.A Press
O problema é que um novo tipo de foco da doença, ainda sem solução aparente, foi identificado na semana passada, após um sobrevoo em 27 bairros da cidade. Em 80% das fotos, foi registrado acúmulo de água nas lajes dos edifícios. Segundo a gerente de Epidemiologia do Recife, Denise Oliveira, as lajes são consideradas potenciais criadouros do mosquito da dengue. O pior é que, por enquanto, ainda não há ação programada para acabar com o problema.
"A análise dos 550 fotogramas tirados no sobrevoo nos surpreendeu. Percebemos que, a cada momento chuvoso, a água se acumula nas lajes dos prédios. Como o Aedes aegypt sobenos edifícios através do elevador, a laje pode se tornar um grande foco de dengue. É uma nova realidade, não tão simples de combater", admitiu a gerente de Epidemiologia do Recife. A novidade assustou a dona de casa Marlyni Rosa Souza, moradora do bairro da Tamarineira, na Zona Norte da cidade. "Quando chove, dá para perceber que as lajes viram espelhos d;água. É preocupante porque não sabia que em cima dos prédios também podem existir focos", afirmou. Ela mora no 6; andar de um prédio na Estrada do Arraial.
Denise Oliveira afirmou, no entanto, que a Secretaria de Saúde do município estuda uma forma de intervir. "Estamos avaliando se as visitas acontecerão por prédio", disse. Por causa da epidemia deste ano, a maior desde 2002, o município intensificou o trabalho de prevenção e combate à doença. Para reforçar as ações, foram contratados 95 agentes de saúde ambiental. "Apesar das lajes, as caixas d;água e tonéis continuam sendo os maiores vetores da dengue", assegurou a responsável pelo controle da doença nacidade.
Agora, as atenções da secretaria municipal estão voltadas para a Zona Sul. Mais especificamente para o bairro nobre de Boa Viagem. Ao contrário do mês passado, quando a Zona Norte dominava o número de casos notificados da dengue, é a Zona Sul que ocupa esse posto atualmente. "A Zona Norte continua preocupando, mas hoje o maior grau de infestação está na Zona Sul. Boa Viagem lidera o alto risco", disse Denise. A especialista acredita que a inversão ocorreu por conta do racionamento de água na região Sul, o que propicia o acúmulo de água nas casas.
A SES confirmou 6.011 casos de dengue em 2010 até o momento, em 171 municípios, de um total de 32.136 notificações. Os dados representam um aumento de incidência de 459,96% em relação ao mesmo período do ano passado (que registrou 1.234 casos). Os dez municípios com os maiores números de notificações de dengue são: Recife (5.896), Caruaru (5.610), Salgueiro (1.881), Petrolina (1.771), Jaboatão dos Guararapes (1.594), Paulista (894), Cabo de Santo Agostinho(816), Ouricuri (653), Moreno (643) e Quixaba (513). Essas cidades representam 63,08% dos casos notificados.