Brasil

Dengue avança em edifícios altos em Recife

Diário de Pernambuco
postado em 29/07/2010 08:40
O Recife já é o município líder em notificações de dengue no estado. A capital, que estava em segundo lugar geral até o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), agora ocupa o topo do ranking, com 5.896 casos notificados. Oitocentos e cinco a mais que o registrado no início do mês, de acordo com dados do governo anunciados ontem.

Dona de casa Marlyni Souza não sabia que em cima dos prédios pode existir focos da doença. Foto: Mirella Marques/DP/D.A Press
O problema é que um novo tipo de foco da doença, ainda sem solução aparente, foi identificado na semana passada, após um sobrevoo em 27 bairros da cidade. Em 80% das fotos, foi registrado acúmulo de água nas lajes dos edifícios. Segundo a gerente de Epidemiologia do Recife, Denise Oliveira, as lajes são consideradas potenciais criadouros do mosquito da dengue. O pior é que, por enquanto, ainda não há ação programada para acabar com o problema.

"A análise dos 550 fotogramas tirados no sobrevoo nos surpreendeu. Percebemos que, a cada momento chuvoso, a água se acumula nas lajes dos prédios. Como o Aedes aegypt sobenos edifícios através do elevador, a laje pode se tornar um grande foco de dengue. É uma nova realidade, não tão simples de combater", admitiu a gerente de Epidemiologia do Recife. A novidade assustou a dona de casa Marlyni Rosa Souza, moradora do bairro da Tamarineira, na Zona Norte da cidade. "Quando chove, dá para perceber que as lajes viram espelhos d;água. É preocupante porque não sabia que em cima dos prédios também podem existir focos", afirmou. Ela mora no 6; andar de um prédio na Estrada do Arraial.

Denise Oliveira afirmou, no entanto, que a Secretaria de Saúde do município estuda uma forma de intervir. "Estamos avaliando se as visitas acontecerão por prédio", disse. Por causa da epidemia deste ano, a maior desde 2002, o município intensificou o trabalho de prevenção e combate à doença. Para reforçar as ações, foram contratados 95 agentes de saúde ambiental. "Apesar das lajes, as caixas d;água e tonéis continuam sendo os maiores vetores da dengue", assegurou a responsável pelo controle da doença nacidade.

Agora, as atenções da secretaria municipal estão voltadas para a Zona Sul. Mais especificamente para o bairro nobre de Boa Viagem. Ao contrário do mês passado, quando a Zona Norte dominava o número de casos notificados da dengue, é a Zona Sul que ocupa esse posto atualmente. "A Zona Norte continua preocupando, mas hoje o maior grau de infestação está na Zona Sul. Boa Viagem lidera o alto risco", disse Denise. A especialista acredita que a inversão ocorreu por conta do racionamento de água na região Sul, o que propicia o acúmulo de água nas casas.

A SES confirmou 6.011 casos de dengue em 2010 até o momento, em 171 municípios, de um total de 32.136 notificações. Os dados representam um aumento de incidência de 459,96% em relação ao mesmo período do ano passado (que registrou 1.234 casos). Os dez municípios com os maiores números de notificações de dengue são: Recife (5.896), Caruaru (5.610), Salgueiro (1.881), Petrolina (1.771), Jaboatão dos Guararapes (1.594), Paulista (894), Cabo de Santo Agostinho(816), Ouricuri (653), Moreno (643) e Quixaba (513). Essas cidades representam 63,08% dos casos notificados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação