Agência France-Presse
postado em 09/08/2010 18:28
Um inglês de 34 anos, Ed stafford, afirmou ter se tornado nesta nesta segunda-feira (9), a primeira pessoa a ter caminhado ao longo de todo o rio Amazonas, ao final de uma percurso de 6.500 km e mais de dois anos e meio de duração."Tarefa cumplida", escreveu Stafford no Twitter, onde atualizou sua odisseia passo a passo. O ex-militar disse ter chegado na foz do rio mais longo do mundo, ponto final de uma aventura que começou em 2 de abril de 2008 no cume do Nevado Mismi, no Peru, onde nasce o rio.
Desde então, o inglês sofreu umas 50 mil picadas de mosquito e uma centena de picadas de vespa e foi vítima de ataques de cobras e escorpiões. Além disso, foi acusado em duas ocasiões de assassinato e foi atacado por indígenas da Amazônia, conforme relata em seu blog (http://www.walkingtheamazon.com/).
A um dia do fim de seu périplo, no domingo, o aventureiro quase foi vencido pelo cansaço. "Comecei a dormir enquanto caminhava... O último dia vai ser o mais longo", escreveu na véspera. Em sua caminhada, disse ter sobrevivido a uma dieta de arroz, feijões e peixe, incluindo piranhas.
Ele completou sua aventura na companhia do peruano Gadiel Cho Sánchez Rivera, que se juntou a ele quando já estava há cinco meses caminhando. "Comecei a caminhar com o Ed inicialmente porque senti a responsabilidade de tentar ajudar esse louco numa área muito perigosa, onde há traficantes de drogas e tribos hostils", explicou o peruano.
Stafford pretende usar sua experiência para iniciar uma carreira de escritor.