Brasil

Bope ocupa Morro do Turano antes de implantação de UPP

postado em 10/08/2010 14:11
Rio de Janeiro - O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ocupou na manhã desta terça-feira (10/8) o Morro do Turano, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio, para a instalação da 12; Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado. Na chegada dos policiais houve troca de tiros com supostos traficantes do Morro do Estácio, comunidade vizinha à do Turano. Ninguém ficou ferido.

A operação contou com o apoio de veículo blindado do Bope, conhecido como caveirão. Os policiais se infiltraram nas matas e principais acessos da favela. Eles apreenderam material para embalagem de drogas, uma balança e dois rádios de comunicação. Dois carros roubados foram recuperados.

De acordo com o capitão Ivan Blaz, porta voz do Bope, a operação visa a ocupar a região direita da grande Tijuca, que atende o Morro do Turano e Chacrinha, área limítrofe com o Estácio. Segundo o capitão, os policiais farão uma varredura no local em busca de armas, drogas e até mesmo de criminosos que estejam se passando por moradores.

;Agora a gente vai ter maior liberdade para que nossos setores de inteligência ou até mesmo da Polícia Civil possam vir cumprir seus mandados de busca. É sem dúvida um benefício social não só para os moradores daqui, mas para todos aqueles que transitam no entorno da área da Tijuca, centro da cidade e Estácio;, destacou o capitão.

Os moradores do Morro do Turano não quiseram dar entrevistas, e alguns estabelecimentos estão fechados na comunidade. Poucas pessoas circulam na região. Além dos pontos em que o Bope está concentrado, a comunidade mantém-se deserta e a recomendação por parte da polícia era de que a reportagem não circulasse pelo morro.

O capitão Blaz também informou que as próximas ocupações podem seguir em direção ao centro, nas comunidades do Estácio, Morro dos Macacos, ou para a zona norte, nos morros São João, Manguinhos e Jacaré.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação