Brasil

Ministro diz que marco regulatório vai impulsionar exploração das ferrovias no país

postado em 11/08/2010 14:15
Brasília - O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse nesta quarta-feira (11/8) que o marco regulatório do setor ferroviário vai dar ao país novas possibilidades de exploração. Ele defendeu a mudança da prioridade da matriz de transportes do país, atualmente concentrada nas rodovias, para o transporte ferroviário. Ele ressaltou também que as medidas serão discutidas empresários da área para que os contratos existentes sejam respeitados.

O ministro falou durante a abertura do 4; Brasil nos Trilhos, encontro promovido pela Associação Nacional dos Transportes Ferroviários, que tem como tema A Importância das Ferrovias para o Futuro do País. Paulo Sérgio Passos disse que o governo pretende também disciplinar a relação das concessionárias com o governo, e isso será feito de maneira transparente.

O trem de alta velocidade, que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas, é uma das prioridades do setor e poderá ser ampliado para mais estados. "A licitação já está em curso. É natural que surjam dúvidas e questionamentos, pois no Brasil não é diferente do que aconteceu no esto do mundo. Os grandes projetos ensejam sempre a polêmica."

Entre as principais obras do setor ferroviário, o ministro citou a Ferrovia Norte-Sul, com 1.575 quilômetros (km), ligando Açailândia (MA) a Anápolis (GO) e que deverá estar concluída até dezembro deste ano. E a Anápolis-Estrela do Oeste, com investimentos de R$ 2,7 bilhões, que já está em fase de licitação. Além disso, ele citou a Nova Ferrovia Transnordestina, com 2.278 km, que está em construção de Eliseu Martins (PI) a Suape, em Pernambuco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação