postado em 12/08/2010 14:55
O avanço da frente fria e o aumento nas rajadas de vento colocam o norte do Estado em alerta para temporais. Segundo a Central de Meteorologia, haverá precipitações em pontos isolados do Rio Grande do Sul, mas nada que seja atípico.; Não acredito que tenhamos uma chuvarada de 100 milímetros. Mas em algum ponto do Estado teremos chuva mais forte ; aponta a meteorologista Estael Sias.
Venta forte em Santa Maria desde as 3h desta quinta-feira, o que causou o destelhamento de, pelo menos, 30 casas na cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas mais fortes chegaram a 77km/h às 13h. Estael aponta que a estação do Grupo RBS em Santa Maria marcou 83,7km/h às 12h45min.
; Temos uma corrente de vento em uma altura de 2km a 3km da superfície proveniente do quadrante norte/noroeste, típica antes da chegada de uma frente fria ao RS. Ao chegar à região de Santa Maria, sofreu aceleração e, por isso, provoca ventos fortes desde a madrugada ; explica Estael.
Tromba d;água
Pela manhã, no Laranjal, em Pelotas, uma imensa nuvem se formou sobre a Lagoa dos Patos. Por alguns segundos, houve uma ventania e pingos de chuva começaram a cair. Pelas imagens divulgadas pelo clicrbs Pelotas ; analisadas pela meteorologista Estael Sias ; era um princípio de tromba d;água.
; Falo principio de tromba d;água porque pela imagem parece que a nuvem não tocou a superfície da água, seria interessante averiguar isso, se a nuvem atingiu a superfície foi mesmo uma tromba dágua, senão foi apenas uma nuvem funil, estágio anterior a tornados e trombas d;água ; avalia Estael.