Brasil

Número de focos de queimadas sobe 85%

É a primeira vez, desde 2007, que o índice cresce, segundo o Inpe. DF registra terceira maior alta. Situação segue muito grave em Tocantins

postado em 14/08/2010 07:00
O DF teve um aumento de 250% na quantidade de focos de incêndio, comparando janeiro a agosto de 2010 e 2009O Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (Inpe) informou ontem que o número de focos de queimada no Brasil, no período de 1; de janeiro até a quinta-feira, 12 de agosto, chegou a exatos 25.999 pontos. O número é bem maior do que o registrado no mesmo período do ano passado ; 14.019 ;, o que significa um aumento de 85%. O índice é alto, mas ele guarda uma gravidade ainda maior. É a primeira vez, nesse período de janeiro a agosto, que se registra um aumento desde 2007. Nos últimos anos, o Inpe havia verificado queda nos focos de incêndio no país.

Os estados que registraram os maiores aumentos de número de queimadas no período foram Tocantins (407%), Piauí (365%) e Distrito Federal (250%).

No dia, subiu para 15.183 o número de focos de incêndio registrados no país. Na quinta-feira, havia cerca de 14 mil. As queimadas, porém, estão sob controle nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Pará. No Acre, os focos foram eliminados no início da tarde de ontem, mas bombeiros continuam em alerta.

A situação mais grave, contudo, apresenta-se ainda no Tocantins, onde o fogo avança sobre o Parque Nacional do Araguaia e a Serra do Lajeado, em Palmas. ;Ontem (quinta-feira), vieram 32 brigadistas do Distrito Federal e hoje, na hora do almoço, chegou uma aeronave com capacidade para transportar 500 litros de água. Com isso, poderemos combater o fogo em áreas de difícil acesso;, afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano Evaristo.

No Parque Nacional do Araguaia, o controle está sendo feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com a ajuda da Fundação Nacional do Índio (Funai), porque dentro do parque está situada uma reserva indígena. ;Ainda não temos levantamento exato da expansão do fogo na área do Araguaia, mas o fato de ser uma área protegida é sinal de que qualquer fogo vai levar a um prejuízo ambiental grande;, disse Evaristo.

No norte de Mato Grosso, um centro nos mesmos moldes já funciona há um mês. Lá, um grande incêndio destruiu pelo menos cem casas no município de Marcelândia. ;Na área urbana, as queimadas estão controladas, mas ainda há focos sendo combatidos por 240 brigadistas e bombeiros;, informou Evaristo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação