Brasil

Focos de incêndio ainda afetam Parque do Itatiaia

Bombeiros controlam a maior parte do fogo na reserva mais antiga do país, mas restam pontos isolados

postado em 16/08/2010 08:05
Bombeiros do 23; Grupamento ainda tentam acabar com todos os focos de incêndio que consomem o Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Estado do Rio de Janeiro, próximo a Minas Gerais. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a maior parte do fogo já foi controlada, mas ainda há trechos onde não foi possível debelar as chamas.

Segundo os responsáveis pelo parque, as equipes têm dificuldades para controlar o incêndio devido ao grande número de focos, espalhados pelo distrito de Visconde de Mauá, no município de Resende, e na região do planalto do Pico das Agulhas Negras. O fogo começou na manhã de sexta-feira e se espalhou durante o fim de semana. Segundo o tenente-coronel Ernani da Mota, ;o próximo passo é avaliar a dimensão do estrago causado pelo incêndio e acompanhar as condições climáticas do lugar para que não hajam novas combustões;. A visitação à parte alta do parque está suspensa.

Um grupo de cerca de 170 pessoas trabalhou durante todo o dia de ontem para conter o fogo. Foram destacados militares e aeronaves do Comando de Aviação do Exército, de Taubaté (SP), além de bombeiros de Resende (RJ), brigadistas do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Nacional da Serra da Bocaína, e equipes da Academia Militar das Agulhas Negras, vizinha do parque. Pela manhã, houve um voo de reconhecimento e um helicóptero Cougar, do Exército, ajudou com o transporte dos grupos para os locais de incêndio. Com 30 mil hectares, o Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo do Brasil. Foi fundado em 1937 pelo presidente Getúlio Vargas.

De sábado para domingo, mais 6.798 focos de incêndio foram registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em todo o país. Entre 1; de janeiro e 15 agosto, foram detectados 26.322 focos de incêndio, 80% a mais do que no mesmo período do ano passado, segundo o Departamento de Monitoramento de Queimadas. Mato Grosso é o estado que mais registrou incêndios este ano, com 6.810 focos, seguido por Tocantins, com 4.210. Em Minas Gerais foram registrados 1.572 incêndios. Ontem o fogo voltou a atingir a Serra do Curral, um dos cartões-postais de Belo Horizonte.

O município de Marcelândia (MT) declarou situação de emergência no sábado devido a um incêndio que destruiu 100 casas e 17 serrarias da cidade (80% da área industrial foram atingidas). Em Jataí (GO) e no povoado São Francisco (TO), duas pessoas morreram carbonizadas na semana passada devido aos incêndios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação