Rio de Janeiro ; A sexta edição do Dia Nacional do Campo Limpo, que ocorre amanhã (18), deve atrair 120 mil pessoas. O objetivo da iniciativa é mobilizar, em uma única data, todos os envolvidos no programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas: agricultores, distribuidores, cooperativas, Poder Público e indústria produtora.
O Dia Nacional do Campo Limpo é promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) em parceria com os fabricantes e comerciantes de agrotóxicos. Serão espalhadas 104 centrais de recebimento das embalagens em 23 estados, que realizarão atividades de educação ambiental para a população.
Em 81 das 104 centrais de recebimento, também será promovido o Dia de Portas Abertas. Com isso, as comunidades locais poderão conhecer o trabalho das centrais de recolhimento das embalagens.
De acordo com o diretor do inpEV, João Cesar Rando, o programa de recolhimento das embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil é o melhor do mundo. ;Das embalagens plásticas colocadas no mercado, mais de 94% são recolhidas pelo nosso sistema. Isso mostra que o Brasil é referência e lidera o processo de recolhimento no mundo;, afirmou.
No Rio de Janeiro, as unidades dos municípios de Campos dos Goytacazes, norte fluminense, e Paty do Alferes, no centro-sul do estado, abrirão as portas para a população. Somente no estado do Rio, 2 mil pessoas devem participar das atividades do Dia Nacional do Campo Limpo.