O atendimento, que antes era realizado por recepcionistas terceirizados nos aeroportos brasileiros, poderá ser feito também por meio de telefones celulares e fixos, com o número 0800 725 4445, ou pelo site .
Antes, os passageiros não tinham a garantia de que suas reclamações eram registradas. A novidade agora é que todas as manifestações serão registradas com número de protocolo e entregue ao passageiro reclamante. Assim, será possível o acompanhamento do pedido por meio do número e não será mais preciso sair da sala de embarque e dirigir-se ao saguão para fazer uma reclamação, sugestão, elogio ou denúncia no posto da Anac.
Em qualquer um dos canais de registro, o encaminhamento das solicitações é destinado para o mesmo local, que serão apuradas pelo órgão regulador e poderá ser aberto um processo administrativo, no qual as empresas reguladas terão direito de apresentar defesa, de acordo com a legislação. Após a análise da Anac, se confirmado o descumprimento de normas da aviação civil, a empresa regulada poderá ser multada.