Brasil

Especialista afirma que não há provas de que uso de celular em avião provoque incidentes

TAM recebeu autorização na semana passada para a utilização do aparelho em rotas dentro do país

postado em 23/08/2010 09:15
Apesar do avanço da tecnologia para permitir o uso de telefones celulares em voos comerciais, até agora não existe a certeza de que os aparelhos ligados podem interferir na navegabilidade dos aviões. Especialistas em tecnologia da aviação afirmam que há o risco de isso ocorrer, mas não existem provas concretas de incidentes provocados pelos celulares. Mesmo assim, várias empresas de tecnologia de aeronáutica já apostam em novos equipamentos, e colocam o Brasil entre os países que permitem as ligações à bordo. Na semana passada, conforme antecipou o Correio, a TAM conseguiu o direito, já que adotou um sistema desenvolvido na Europa pela Airbus, hoje a maior fornecedora da companhia aérea brasileira.

De acordo com o professor de engenharia elétrica André Noll Barreto, da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasilia (UnB), uma antena instalada no interior do avião diminuiu a potência do sinal, reduzindo o risco da interferência nos equipamentos. Os dados são enviados da aeronave para um satélite, que os retransmitem para uma antena captadora em terra e chega ao destinatário, em seguida. Hoje, na maior parte das companhias aéreas brasileiras, não existe esse tipo de equipamento, o que causou a proibição pelas autoridades. Mesmo assim, com exceção do incômodo a outros passageiros, os riscos de se falar ao celular é pequeno.

;Pelo que eu saiba, não existe nenhum estudo conclusivo que indique realmente interferência de aparelhos celulares em equipamentos eletrônicos de aviões, já que estes são blindados para evitar interferência eletromagnética, e os celulares emitem uma potência relativamente pequena de ondas eletromagnéticas, quando comparadas com outras fontes, como, por exemplo, TV e rádio;, afirma Barreto. Porém, o especialista alerta que, apesar de não haver informações finais sobre o assunto, o risco teórico existe. ;Embora nenhum estudo conclua que haja danos, é impossível excluir categoricamente esta possibilidade.;

Barreto explica que, tendo em vista o grande impacto de um possível acidente aéreo, é, por medida de precaução, proibido o uso de celulares em aviões, embora seja baixíssimo o risco de que isso possa realmente causar algum acidente. ;Os riscos existem, mas são ínfimos. Por exemplo, estudos indicam que sempre são deixados alguns aparelhos ligados em cada voo, apesar da proibição, sem que isso tenha causado algum acidente comprovado;, diz o engenheiro, ressaltando que, com a tecnologia empregada pela TAM, o celular continua transmitindo, mas com menor potência, e menor risco de incidentes.

Interesse
Inicialmente, a TAM vai comprovar a eficiência do novo sistema em três aviões Airbus, sendo que um deles ; um A321 ; já tem o equipamento instalado, e outros dois ; A319 e A320 ; estão prontos para receber a nova tecnologia. Apesar de os aviões terem entre 144 e 220 assentos, apenas 12 passageiros poderão utilizar o celular para falar ou trocar mensagens. Mas o uso só acontecerá dentro do Brasil. ;O sistema será testado apenas em voos domésticos e em várias rotas diferentes para que a empresa avalie o interesse dos passageiros de todo o país pelo serviço;, informou a TAM. Segundo a assessoria da companhia aérea, durante a fase experimental de quatro anos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanhará as operações. A intenção é assegurar o respeito aos direitos dos consumidores e avaliar se há necessidade de regulamentação adicional.

Nos pousos e decolagens, mesmo com a nova tecnologia instalada nos aviões, os passageiros serão obrigados a seguir as mesmas regras: os telefones terão que se manter desligados. A partir do momento em que a aeronave atingir a 3 mil metros de altitude, o avião passará a fornecer os sinais. Segundo a TAM, nesse nível não há mais interferências. Para evitar casos de pessoas que esquecem o aparelho ligado, mesmo em solo, o sistema não causará risco aos voos, já que o sistema de celular a bordo só vai autorizar os números definidos antecipadamente. Já a internet, poderá ser acessada por meio de smartphones. E, nos dois casos, a tarifa é definida pela operadora de telefonia.

Por meio da assessoria, a diretoria de marketing da companhia aérea, Manoela Amaro, disse que a TAM é a primeira empresa das Américas a adotar o sistema. ;O uso de celular a bordo foi uma demanda detectada por meio de pesquisas com nossos passageiros;, diz. Hoje, além do Brasil, países da Comunidade Europeia, Ásia e Oriente Médio permitem o uso do aparelho durante os voos, enquanto que os Estados Unidos proíbe e a Oceania já começa a adotar.

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