Brasil

Defesa Civil alerta para focos de incêndio na Região Sul

postado em 23/08/2010 09:48
Curitiba ; A semana começa com temperaturas elevadas na Região Sul. A massa de ar seco afasta a possibilidade de chuva e deixa os índices de umidade relativa do ar baixos durante a tarde (até 30%), principalmente nas áreas mais ao norte e a oeste do Paraná. O Instituto de Tecnologia Simepar alerta para o elevado risco de queimadas e incêndios no estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima pode chegar a 32 graus Célsius (;C).

Segundo o meteorologista Lizandro Oliveira Jacóbsen, a tarde desse domingo (21) foi a mais seca deste ano em várias áreas do Paraná. Os índices de umidade relativa do ar ficaram abaixo dos 30% em grande parte do estado, com exceção apenas da faixa litorânea e do sul. No extremo norte paranaense, os valores ficaram próximos aos 18%, em Paranavaí e Cambará.

A Defesa Civil do Paraná informa que já registrou só neste mês 907 atendimentos por causa de incêndios devido ao tempo seco. Em julho de 2009, foram apenas 183 atendimentos. ;Nosso alerta é para que a população evite colocar fogo em vegetação nesta época, pois temos estudo identificando que praticamente 100% desses incêndios são provocados por esse tipo de procedimento;, disse à Agência Brasil o chefe da seção operacional de Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro.

De acordo com ele, durante todo o ano passado a Defesa Civil registrou um total de 7.198 focos de incêndio em vegetação em todo o Paraná. Este ano, até agora, já foram 4.730. ; Infelizmente a ação humana é responsável por muitos dos casos e é só a vegetação estar seca para acontecerem grandes incêndios, é preciso respeitar a natureza;, alertou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação