Brasil

Moradores do Morro do Bumba pedem moradias e protestam contra prefeitura

Moradores argumentam que em vez da construção de uma praça em homenagem às vítimas, a prefeitura poderia dar abrigo aos sobreviventes

postado em 25/08/2010 15:48
Rio de Janeiro - Moradores do Morro do Bumba, em Niterói (RJ), onde dezenas de pessoas morreram em consequência dos temporais do início de abril, organizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (25) contra a construção de uma praça e um monumento às vítimas dos desabamentos na comunidade. As lideranças alegam que alguns moradores ainda não receberam o aluguel social da prefeitura de Niterói e ainda há famílias morando em abrigos em condições precárias. Os manifestantes seguiram em passeata do Morro do Bumba até a sede da prefeitura.

Segundo o presidente da Associação das Vítimas do Morro do Bumba, Francisco Carlos Ferreira, há um descaso do poder público em relação à comunidade e a prefeitura não estaria cumprindo com o que prometeu. Para ele, as habitações populares são a prioridade no momento.

;O protesto é porque eles estão fazendo uma praça, vão fazer um obelisco para as pessoas que morreram, mas elas, infelizmente, não precisam de um lugar para morar. Até hoje não foi pago o aluguel social para algumas pessoas e outras que alugaram casas não estão podendo cumprir com a obrigação porque a prefeitura não repassou o dinheiro [do aluguel]. Muitas pessoas estão morando em casas de amigos e familiares e os abrigos da prefeitura são precários;, criticou Ferreira.

A empregada doméstica Cenira da Silva, de 57 anos, disse que já deixou documentos em todos os órgãos da prefeitura e até agora não recebeu nenhum auxílio. Ela tem três filhos e cinco netos e, quando que a casa dela desmoronou, teve que abrigar a família em casas de amigos e até de desconhecidos.

;Perdi tudo, me avisaram quando eu estava no trabalho que minha casa tinha desabado. Fiquei só com a roupa do corpo, não me deram nada, nem uma cesta básica. Fui na Defesa Civil, na prefeitura, tenho documentos meus com pedidos em tudo quanto é lado. Morava há 35 anos nessa casa, eu não posso sair daqui para morar em São Gonçalo [município vizinho de Niterói], minha vida é aqui;, desabafou a moradora.

De acordo com a prefeitura de Niterói, não está previsto nenhum monumento em homenagem às vítimas para o local. ;O governo municipal desapropriou uma área de 5 mil metros quadrados, próximo ao Morro do Bumba, e elaborou um projeto para construção de nove prédios residenciais, com um total de 180 apartamentos, cuja obras serão executadas pelo governo do Estado;, informou a prefeitura, por meio da assessoria.

Sobre o pagamento do aluguel social, a prefeitura informou que já pagou para 3,2 mil famílias três das seis parcelas previstas. A quarta parcela do benefício deve ser paga na próxima semana. A prefeitura está negociando com alguns bancos a possibilidade de fazer estes pagamentos por via bancária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação