postado em 26/08/2010 19:42
A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, no Rio Uruguai, já pode encher o reservatório e acionar as turbinas. A autorização para o início da operação foi dada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).Com potência instalada de 855 megawatts (MW), a usina fica entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. A hidrelétrica terá quatro unidades geradoras, que vão operar a fio d;água, que gera energia com a passagem contínua da água sem necessidade de formação de um grande reservatório.
Segundo o Ibama, o reservatório formado pela hidrelétrica terá cerca, no máximo, de 80 quilômetros quadrados (km;) e irá atingir 12 municípios nos dois estados do sul do país: Chapecó, Paial, Guatambu, Caxambu do Sul, Águas de Chapecó e Itá, em Santa Catarina, e Itatiba do Sul, Alpestre, Faxinalzinho, Erval Grande, Nonoi e Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul.
O empreendimento está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi construído pelo consórcio formado pelas empresas Furnas, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). O investimento previsto na obra é de mais de R$ 2 bilhões. O Ibama ressalta que a Licença de Operação perderá a validade se não forem cumpridos fielmente as normas previstas no processo de licenciamento.